23 de ago. de 2012

A INTELIGÊNCIA DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

ABRAHAM SHAPIRO
Quando foi que ocorreu a última promoção de cargo na sua empresa? A pergunta tem uma razão simples. Sua resposta mede a presença ou ausência de uma estratégia clara de captação e retenção de talentos.
Já ouviu falar na Ernst & Young –  empresa de auditoria e serviços corporativos presente em 140 países e com mais de 130 mil funcionários? Seu plano de carreira é um poderoso atrativo de talentos. Com o lema: "Hoje Trainee, Amanhã Sócio", a empresa traduz sua real intenção para com seus funcionários e nunca enfrenta escassez alguma de mão de obra em seus quadros.
Uma das formas de se chegar a uma decente gestão de pessoas e talentos é através do que se chama “Plano de Cargos e Salários”, isto é, um conjunto de regras que estipulam como os colaboradores podem progredir com relação ao salário ou a funções.
Do que depende um plano interessante de Cargos e Salários? Primeiramente, de mudar a mentalidade da empresa – o que não é fácil, especialmente no caso de muitas empresas familiares cujos sócios se sentem “senhores feudais”.
Em segundo, dos objetivos de cada função da estrutura organizacional – da base ao topo. E se você acha que a sua empresa tem claros os objetivos e procedimentos de seus colaboradores, é melhor conferir, pois isto é tão raro por aqui quanto encontrar um diamante incrustado no asfalto de uma rua da cidade.
Em tempos de escassez de mão de obra, por exemplo, um Plano de Cargos e Salários competente será um atrativo diferencial para retenção e atração de novos talentos. Ninguém pode negar. O funcionário se sente cuidado e reconhecido. Afinal, mais do que um plano de saúde pago pela empresa, qualquer colaborador deseja ser digno do maior de todos os benefícios: sua manutenção própria e de sua família de modo meritório e progressivo.
 ______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473