14 de ago. de 2012

A FACE OCULTA DO VAREJO



ABRAHAM SHAPIRO


É preciso ser mestre, hoje em dia,  para conseguir fisgar o precioso dinheirinho do consumidor – que, no Brasil, já se mostra desconfiado e começa a poupar mais do que comprar. Depois de décadas consumindo de forma quase incompreensível, hoje o brasileiro já não se deixa seduzir facilmente por propagandas caras ou aparências.
Embora o poder de compra tenha diminuído em todo o mundo, homens e mulheres deste país tendem a consumir por impulso, lançando mão de crédito. Pesquisas mostram que a preferência se volta a consumir os produtos de três frentes: tecnologia, lazer e bem-estar.
O lojista não disputa mais o cliente com a loja ao lado, mas com tudo o que possa chamar  sua atenção e dividir seu precioso tempo livre. Livros, por exemplo, hoje eu só compro pela Internet. CD? Nem pensar? Compro arquivos em MP3, também pela Rede Mundial. E assim, tênis, roupas, eletrodomésticos, a lista é longa. Acredito que em pouco tempo tudo será mais fácil adquirir pela Internet – remédios, inclusive.
O desafio está em transformar a experiência da compra numa satisfação autêntica para o cliente, numa experiência completa, e não só na troca de bens por dinheiro.
A atenção deve voltar-se para quatro pontos imprescindíveis:
1) conhecer os hábitos de vida do público alvo;
2) ter a loja bem desenhada, bonita e moderna;
3) um mix de produtos adequado ao tipo de consumidor que se pretende receber;
4) manter a equipe de atendimento não bem, mas perfeitamente treinada.
Você conhece, de fato e com profundidade, o seu consumidor potencial? Se não, comece entendendo que este cliente está disposto a pagar pelo que tem valor e é perceptível a seus cinco sentidos e ou emoção.
Produzir produtos a bom preço e negligenciar a qualidade é mortal. Mas não é só por preço e qualidade que a decisão de compra é tomada. Aprenda definitivamente que, quem come salsicha quer sentir o sabor da carne. Não importa quanta farinha foi misturada.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473