31 de ago. de 2012

O CHORO DOS INOCENTES

ABRAHAM SHAPIRO

“Foi uma grande festa” – dizia o diretor presidente durante a reunião em que manifestava sua necessidade de contratar a nossa consultoria. “Gastamos uma nota. Levamos toda a equipe para três dias num resort caríssimo, e contratamos uma consultoria de S. Paulo para motivá-los e prepará-los para o momento auge: o anúncio da Visão, Valores e Missão da empresa. Aplausos, gritos de guerra, todos felizes. E eu pensava: ‘agora vai!’ Mas sabe o que aconteceu? Todos voltaram, viram as declarações escritas em todos os cantos, mas tudo continuou igual a antes. As mesmas reclamações de clientes, os mesmos erros de qualidade, vendas baixas e a concorrência nos comendo pelas pernas. Não sei o que fazer. Nunca mais entro nesta fria!”
Seria aquele discurso um dejá vù? Eu havia estado com outros diretores igualmente desencantados com muitas consultorias que lhes propuseram declarações de Missão, Visão e Valores como salvação de suas empresas.
Concordo que, de fato, é afrodisíaco ver todas aquelas frases por escrito espalhadas desde a entrada aos banheiros da companhia.  Mas, quase sempre são inócuas. Todo mundo sabe disso, mas não admite. Especialmente porque tudo depende da “hora da verdade” de cada funcionário. E, por eles não terem na mente o mesmo pensamento dos consultores que escreveram a Missão, Visão e Valores, eles não estão nem aí para isso. Utilizam seu próprio modo de pensar e decidir. 
A barreira é a mentalidade. As empresas não investem em treinamentos. E quando investem, não fazem o que é preciso. Treinar procedimentos é bom, sim. Mas é essencial criar uma cultura através da educação e capacitação sobre princípios.
Valores e visões que se transformem numa “missão real” nascem disso, e não da sugestão de gente que, além de nada conhecerem da empresa, mandam uma conta de um milhão por algo que já sabem que jamais irá funcionar.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473