27 de ago. de 2012

PERGUNTAS QUE NÃO CALAM

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 27/08/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


Muitos dos meus queridos clientes e amigos, ouvintes e leitores das minhas colunas –  gente com quem encontro várias vezes no café, na academia, nos aeroportos da vida – fazem-me perguntas muito parecidas em determinado momento da conversa. Todos – alguns mais, outros menos – buscam uma luz com que confirmar expectativas ou libertar pensamentos aprisionados por suposições negativas geradas pelas notícias da economia mundial e nacional.
- “Com a queda do PIB do país, de que modo devemos reagir?”
- “No começo do ano, minha estratégia era de crescimento. E agora? Não sei mais o que fazer. Devo retroceder?”
Bem. Como ser humano, sou uma pessoa naturalmente positiva. Sempre encontro uma saída para manter a chama do meu ânimo acesa. Talvez me julguem otimista demais por conseguir cantarolar uma música mesmo em momentos de infortúnio. Creio ser influência direta da minha formação religiosa por onde abstraí princípios de confiança, fé e a compreensão de que tudo é parte de um plano elevado criado pelo Arquiteto do Universo.
Já como consultor, sou obrigado a avaliar dados, informações e concluir a partir disto.
É certo que este ano o PIB caiu muito em relação aos anos passados. Mas faça uma rápida análise. Você deixou de comer por causa disso? As pessoas pararam de tomar banho? De se vestir? Quantos somos neste país? Essa mercadoria toda não carece de caixas de papelão e caminhões para seu transporte? E papel? E computadores? E calçados, carros, bebidas? Tudo!
Quer saber qual é a melhor alternativa? Aqui vai: “anime-se!”
Nada de achar que a macroeconomia irá amassar a sua empresa na proporção de um elefante pisando uma latinha de refrigerante.
Busque e encontre a sua boa vontade. Depois, levante-se e tenha força! Abra as suas válvulas interiores e libere “todo o vapor” necessário para produzir, contratar, treinar, selecionar, avaliar, investir, lutar, estudar, planejar, vender...  
Não perca nenhuma oportunidade! E elas são muitas, todos os dias!
Força! Força! Seja forte!
Você tem muito a fazer! Pois então, faça!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473