7 de ago. de 2012

RECONHECER ERROS PRÓPRIOS



ABRAHAM SHAPIRO


Um sujeito estava dirigindo na estrada quando seu celular tocou. Ao atender, ele ouve a voz de sua esposa preocupada:
- Amor, acabei de ouvir no noticiário que há um maluco em um carro indo na contramão da estrada que você pega para vir para casa.  Por favor, tenha cuidado.
E o marido responde:
- Sim, meu bem, eu já estou sabendo.  Mas não é apenas um. São centenas deles!
Não há pessoas mais difíceis do que aquelas que se acham certas a despeito de todas as evidências contrárias. Todo mundo acha ter razão naquilo que pensa e faz. Porém, nas vezes em que o equívoco está demonstrado, não há o que fazer senão admitir a falha e corrigir-se.
Mas sabe por que as pessoas resistem tanto a isso? Ou é por orgulho, ou pela intenção de submeter os que estão à sua volta através da força.
Ao longo da História, os povos dominantes têm implantado o hábito de impor seus valores hegemônicos sobre as culturas que dominam. Na marra. Exemplos existem aos montes: romanos perseguindo cristãos; cristãos convertendo índios; nazistas perseguindo Judeus; europeus colonizando a África.
Mas o que aconteceu com todos estes déspotas? Ou desapareceram, ou minguaram até a milésima parte do poder que um dia tiveram.
A liderança autêntica se fundamenta na humildade e sobretudo na capacidade de reconhecer os próprios erros. A razão? Todo líder do bem se encontra num processo ininterrupto de desenvolvimento. Seus erros são importantes porque os conhecendo, ele buscará entender a raiz do processo pelo qual errou, e os corrigirá na origem, para que não venha a optar pelas mesmas decisões no futuro.
O domínio verdadeiro e real está em reconhecer erros, e não em afirmá-los. Coroa e glória estão reservadas para os que assim procedem –  junto de muita alegria e paz.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473