31 de jul. de 2012

UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO PRESENTE DO BRASIL





ABRAHAM SHAPIRO
Muita coisa está mudando no Brasil. O ritmo do crescimento caiu muito este ano e continuará a cair. Isso tem a ver principalmente com a crise na Europa.
Mas  o Brasil não está sozinho, que já conta uma desvalorização do Real que  chega a 18%  este ano. Todos os mercados emergentes estão sofrendo desaceleração. A Rúpia indiana, desvalorizou 25%; e a China está crescendo menos.
O que não se deve esquecer é que em todas as análises econômicas há pontos de vista contrastantes. Assim, existem grandes investidores mundiais que creem que o Brasil resistirá ao que pode ser uma possível complicação na economia mundial nos próximos dois ou três anos.  
Como reagir frente a tudo isso?
Em termos de comportamento, o que pode ser alarmante e assustador para uns, é instigante e motivador para outros. A questão, portanto, é “de que lado ficar?”
Se você fizer a opção de aproveitar as oportunidades que se escondem em toda e qualquer crise, não faça nada sem se planejar sobre premissas e recursos sólidos, pois o período ótimo para os negócios já passou.  Agora as coisas já não são tão favoráveis e exigem melhor visão de mercado, estratégia mais realista e disposição elevada para o esforço.
Encare a gestão. Empresas que conseguiram elevados níveis de vendas nos últimos dois anos, fizeram vistas grossas para as falhas nos processos internos. Agora que as vendas reduziram, as mazelas aparecem mais, e a gestão faz enorme diferença. Para muitas organizações, isto já se traduz em prejuízos registrados.
É hora de controle assíduo e rígido. Sem isso as causas dos problemas ficam invisíveis. Todos correm atrás de sintomas e de apagar incêndios pontuais a cada hora, o tempo se esvai e as decisões válidas ficam cada vez mais distantes.
O mais lamentável  é que o balanço dos resultados é implacável!
 ______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473