28 de ago. de 2012

TALENTO DE MUITOS

ABRAHAM SHAPIRO

Conheço muitos chefes de empresas: bons, maus, competentes, herdeiros que superaram seus antecessores, herdeiros que não chegaram nem aos pés de seus pais – gente comandando gente. Se dirigem bem ou não, se fazem besteiras ou injustiças, o preço que pagarem por suas tolices e asneiras nos dirá.
Quero falar daqueles que imergem em seus negócios; que estudam seu mercado, se esforçam para compreender as necessidades reais dos clientes e arrumam tempo para conhecer o caráter humano como meio de realizar uma gestão à altura das competências de seus colaboradores.
Estes não são simples gestores. São líderes verdadeiros.
Mas quando o assunto é liderança empresarial, um grande engano toma conta do julgamento das pessoas por conta do senso comum. Uma empresa depende do talento de muitas pessoas, e não apenas de uma só. Ela carece de talentos em número tal que, na ausência destes, poderá ver seus objetivos principais não atingidos.
É por esta razão que ter um RH permanentemente voltado à identificação, seleção, contratação e manutenção de talentos para preencher os quadros da empresa não é opcional, mas obrigatório. Bons colaboradores e gestores sintonizados aos negócios não são uma busca aleatória. Não me refiro somente às áreas estratégicas. É para toda a empresa.
Uma organização de sucesso terá obrigatoriamente pessoas excepcionais na base de todos os seus processos, ações, produção, planos, e práticas.
Olhe para a indústria automobilística. Henry Ford definiu os produtos e a tecnologia deste segmento. Mas quem fixou as estruturas necessárias para geri-los – algo de que o próprio Ford era incapaz –, foi Alfred Sloan, na General Motors.
Por melhor que seja o maestro, se os instrumentistas não forem afinados e bons intérpretes, o conjunto todo estará ao nível da mediocridade – ou até abaixo disso. Nada ilustra tão bem as  empresas quanto esta imagem.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473