16 de ago de 2012

ESPECIALISTAS NÃO VEEM OUTRAS DIREÇÕES



ABRAHAM SHAPIRO


Contam que uma grande companhia de produtos de higiene pessoal queria desenvolver um creme dental que clareasse os dentes sem cloro ou abrasivos. Os especialistas não tinham uma solução, e resolveram simplificar o pensamento. Perguntaram-se: “O que faz os dentes ficarem mais brancos?”
A pergunta era simples, de fato. Mas para eles não havia resposta sem uso de cloro ou abrasivos.
De qualquer modo, sempre que se simplifica um problema  torna-se mais fácil chegar a uma solução ou novo contexto. Eu descobri isto há muito tempo. E é daí que transformei a minha consultoria e o coaching que ministro a gerentes e diretores em ações que os auxiliem a simplificar a vida e o trabalho. Eu os faço ver as coisas de que estão convencidos desde outro ponto. Com mais simplicidade, eles alcançam novas conclusões, mais inovadoras.
Quer saber onde foi que aqueles pesquisadores de pasta de dente encontraram a solução para o problema?  Numa outra unidade da empresa, que fabricava sabão em pó.  Eles viram que não seria preciso usar cloro.  A maioria dos sabões em pó usa um agente que tinge o tecido de azul e faz o branco parecer branco. Foi assim que nasceu o Signal White Now – e outras marcas da Unilever.  Em lugar de cloro e abrasivos, estes cremes dentais contêm  um corante azul que cria uma ilusão de ótica imediata de brancura.
A especialização, muitas vezes, é a maior inimiga da inovação. Quanto mais você sabe sobre determinado assunto, mais difícil será pensar nele de maneira diferente, pois as suas soluções e propostas talvez sejam do tipo: “já passei por isso, e é assim que se deve fazer”.  Pois é. Pode não ser assim.
Quer romper barreiras? Inclua pessoas de  diferentes áreas e experiências na sua equipe... e deixe-as falar.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473