29 de ago. de 2012

INOVAÇÕES SÃO COMO INVESTIMENTOS FINANCEIROS

ABRAHAM SHAPIRO

Sabe qual é o maior desafio de qualquer empresa – inclusive da sua? Descobrir quais desafios resolver. Como as organizações têm dinheiro e recursos limitados, é essencial priorizar.
Lembra da Blockbuster – rede norteamericana de aluguel de filmes? Apesar de estar constantemente inovando, nunca inovou naquilo que era mais necessário: seu modelo de negócio. Investiu muita energia, mas não chegou a lugar algum. Pediu concordata.
Se você é um investidor financeiro, sabe muito bem que colocar todo o seu dinheiro num tipo de poupança que dê 1% de rendimento ao mês pode ser seguro, mas seu investimento nunca irá crescer. Você terminará pobre.
Por outro lado, colocar todo o seu dinheiro em investimentos especulativos arriscados com enorme potencial de valorização é algo que representa ao mesmo tempo uma grande chance de desvalorização. Isto poderá levá-lo para a sarjeta.
Muitas empresas querem inovar. O mercado pede por inovações.  Mas um canal de inovações necessita de tanta administração quanto uma carteira de investimentos. E também de prioridades. Inovar por inovar é inócuo. É preciso saber que a coisa certa está sendo feita com o mínimo risco – porque sempre existem riscos.
A Xerox é uma empresa focada em inovações radicais. Implantou o seu Centro de Pesquisas de Palo Alto, na Califórnia. Mesmo assim, poucas vezes encontrou maneiras de colocar a grande parte de suas invenções no mercado. Sabe quem mais se beneficiou do trabalho duro da Xerox? A Aple, de Steve Jobs.
Vou repetir: inovação é algo que merece tanto cuidado quanto investimentos financeiros.
Por isso, não se arrisque demais, pois em matéria de inovações e várias outras atitudes na vida é preciso ter em mente que a diferença entre um canal de água e uma tubulação de esgoto é apenas o que passa dentro.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473