3 de set. de 2012

SEU SONHO PROFISSIONAL EM TRÊS DIAS

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 03/09/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


Esta semana, eu vivi uma das experiências mais surpreendentes da minha vida.
Após reunião com o diretor de RH de um grande banco, em São Paulo, na qual apresentei minhas expertises e referências em coaching, enfrentei uma daquelas viagens estafantes, com longa espera no aeroporto.
Ao chegar à cidade, fui direto ao restaurante a que recorro quando preciso de um jantar leve. O garçom habituè me entregou o cardápio e foi logo dando a notícia de que inscreveu-se num curso profissionalizante de três dias.  Disse ele orgulhosamente:
- Na próxima semana serei um coach de empresas, senhor Shapiro.
Eu perdi as palavras. E por pouco não vi a razão abandonar-me também!
Aquele rapaz de mais ou menos 30 anos de idade, culturalmente bastante restrito,  que  atuava a bom tempo como garçom,  imaginava-se mudando de vida na próxima semana. Ele se tornaria um coach de empresas.
Em segundos descobri o que estava por trás  de mais essa estultice. Uma moça recém-formada obteve um desses títulos de coach master emitidos por tantas associações que se autodenominam “certificadoras”.  Mas o que, de fato, ela aprendeu foi um ótimo método de tirar o dinheirinho de gente inocente, que não gosta do que faz, e sonha ter uma profissão que julga bacana. E coaching é o assunto da vez em qualquer periódico. Assim,  muitos acreditam ser este “o sangue azul da realeza”. O meu garçom e uma porção de iludidos cidade afora abandonarão suas profissões –  a seus olhos pouco charmosas –  e, através de um cursinho de três dias, creem que terão aberta diante de si  a “porta da esperança”.
Um coach profissional de empresas terá ou não um certificado.  O certo e definitivo é que ele terá percorrido uma intensa trajetória de aprendizagem, vivido experiências amplas e diversificadas, e também terá o potencial comprovado para oferecer valor a clientes que atuam sobre centenas ou milhares de pessoas em seus negócios.
Querido garçom e todos os que estão resolvendo o problema desta mocinha esperta: acordem enquanto há tempo! Dirijam-se à delegacia de polícia mais próxima e registrem seu Boletim de Ocorrência. Isto é um assalto!

______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473