31 de jan. de 2011

POR QUE CONSULTORIAS NÃO FUNCIONAM?

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 31/01/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Diariamente recebo artigos de todas as partes com conteúdos muito parecidos. “Os Sete Passos para o Sucesso”, “Os Dez Erros a Evitar na Carreira Profissional”, “Os Cinquenta Degraus mais Importantes da Gestão”... Tantas receitas sobre como não errar. E o que informam as estatísticas? “Cresce o número de empresas que quebram a cada dia”. “Satisfação profissional é raridade”.

Sucesso continua sendo para poucos, como sempre foi.

O número de consultorias cresce a cada ano. E igualmente crescem as empresas que não acreditam em consultores! Por quê? Estarão os consultores fazendo a coisa certa?

Eu entrei no mundo da consultoria há mais de 20 anos. Atuei em diferentes áreas. Bastou esse tempo para eu aprender que fórmulas e conselhos – por mais práticos que sejam – dificilmente funcionam. Ninguém os adota. Antigamente foi mais fácil. O mundo atual busca agilidade; exige capacidade aguçada de olhar para o ordinário e enxergar o extraordinário. Neste cenário, fórmulas enlatadas só incomodam e não instigam a ação.

Quero dizer que o empresário de hoje carece de novas abordagens. E não há fórmulas para isso. Já não se começa nada pelo que é preciso fazer.

Hoje, o princípio de toda e qualquer consultoria está em conhecer o modo como as pessoas agem individualmente, como pensam, como decidem, como veem o mundo à sua volta.

Se as condições psicológicas do empresário não estiverem conduzidas por uma aptidão para enfrentar desafios inéditos, decisões relâmpagos e pressões extremas, fórmula nenhuma o ajudará a gerir o que quer que seja.

O problema, portanto, é descobrir: “como as pessoas pensam”, e não "o que a empresa necessita".

As mudanças que têm acontecido estão sendo drásticas. O comportamento de consumo está mudando. Os hábitos geradores estão mudando. Os profissionais estão mudando, e também: os relacionamentos, o jeito de fazer negócios e o modo de conduzir uma empresa. Logo, soluções do passado não resolvem os problemas de hoje.

Onde quero chegar? Um consultor tem a missão de ajudar  pessoas a verem as situações desde outros ângulos e novos ângulos. Não predomina mais a orientação sobre o que fazer para corrigir erros, mas preparar a equipe para lidar com quaisquer novos erros que surgirem dali para frente, sem que tenha nova necessidade de um consultor.

Procedimentos padronizados são totalmente inócuos. Cada caso é um caso – inclusive o seu.

Por conseguinte, se o consultor não entender como você pensa, o que pensa, o que sente, como se relaciona com as situações críticas, e o que faz para superá-las, ele estará num labirinto, tão perdido quanto você. Será um cego guiando outro.

A conclusão é que os seus comportamentos, pensamentos e emoções têm mais a ver com o sucesso ou fracasso do seu negócio do que a sua própria empresa, os colaboradores e todo os demais recursos com que ela conta.

O conselho é: rejeite fórmulas. Fuja das receitas. Elas são tão eficazes quanto amarrar uma fita branca no braço direito a fim de conseguir um bom casamento.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473