17 de nov. de 2010

TESTE O NÍVEL DE SUA AUTOESTIMA

ABRAHAM SHAPIRO

O questionário abaixo propõe-se a dar uma indicação sobre o seu nível de autoestima. Mas também poderá aplicado em situações como seleção de pessoas que concorrem a uma vaga de emprego, por exemplo, em situações em que se exige avaliar o nível de autoestima do candidato - vendas, por exemplo.

1. MODE DE FAZER: Leia atentamente cada enunciado e responda SEM PENSAR MUITO, preenchendo com um X a coluna que se aproxima mais do seu ponto de vista atual.


Concordo 100%
Concordo
Discordo
Discordo 100%
1. No geral, estou satisfeito(a) comigo




2. Às vezes penso que não valho nada




3. Acho que tenho um certo número de boas qualidades




4. Sou capaz de fazer as coisas tão bem quanto a maioria das pessoas




5. Sinto que não existe muita coisa em mim de que me possa orgulhar




6. Às vezes sinto-me realmente inútil




7. Acho que sou alguém de valor, pelo menos tanto quanto os outros




8. Gostaria de poder ter mais respeito por mim mesmo(a)




9. Se considerar bem, tenho a tendência de me achar uma pessoa fracassada




10. Tenho uma opinião positiva sobre mim mesmo(a)






2. FONTE: Livro: "AUTOESTIMA", de Christophe André e François Lelord.


3. COMO CALCULAR OS RESULTADOS:

- Questões 1, 3, 4, 7,e 10

Concordo 100%: 4 pontos
Concordo: 3 pontos
Discordo: 2 pontos
Discordo 100%: 1 pontos


- Questões 2, 5, 6, 8 e 9

Concordo 100%: 1 pontos
Concordo: 2 pontos
Discordo: 3 pontos
Discordo 100%: 4 pontos


4. COMO INTERPRETAR OS RESULTADOS?

A pontuação total que pode ser obtida neste questionário se situa  entre 10 (a mais baixa nota de autoestima possível) e 40 (a mais alta).

- Entre 10 e 16: tende a indicar uma autoestima baixa. Isto corresponde à sua impressão pessoal?

- Entre 17 e 33: você faz parte do grupo de pessoas com autoestima média. O questionário não é decisivo quanto a isso, mas talvez você mesmo(a) possa decidir: a que grupo você tem a sensação subjetiva de pertencer? Alta ou baixa autoestima?

- Entre 34 e 40: você pertence sem dúvida ao grupo das pessoas com alta autoestima. Ral resultado vai, quem sabe, aumentá-la ainda mais...


5. OBSERVAÇÃO

Estas cifras são teóricas, pois, de forma ideal, os resultados obtidos com este questionário deveriam ser comparados aos de várias dezenas de outras pessoas (p.ex, todos os docentes ou todos os discentes d euma escola). Recolhidos todos os escores, os participantes seriam classificados em duas catgorias: alta autoestima (os 25% que obtiveram os mais altos escores) e baixa autoestima (os 25% que obtiveram os mais baixos escores).
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473