5 de nov. de 2010

FUTZING

ABRAHAM SHAPIRO

Muitos não sabem o que é, mas o praticam insistentemente sem se darem conta do prejuízo. Estou falando do Futzing.

Se você não sabe do que se trata, ouça a partir de agora.

Futzing é o termo usado para descrever o desperdício de tempo ao computador.

Suponha uma situação típica. Você está trabalhando e de repente o seu computador para de funcionar. Você tenta resolver o problema e, sem sucesso, pede ajuda a um colega. Ele mexe e remexe a máquina. Quinze minutos depois, vocês desistem e resolvem chamar alguém da tecnologia da empresa ou um técnico externo. Ele leva mais uns 10 minutos para pôr a máquina em funcionamento. No total, o tempo sem trabalhar foi de 30 minutos, mais ou menos.

Esta é uma situação em que se enquadra o conceito de Futzing. Mas não é só. Futzing também é gastar 50 minutos decidindo qual fonte usar; ou então gastar uma hora e meia acertando as cores de fundo da tela.

Há 15 anos, as pessoas perdiam em média uma hora por semana com Futzing. Agora, com a expansão da Internet e do emprego dos computadores, esse tempo já é quatro vezes maior.

Imagine uma empresa de 500 usuários. Se cada um perder uma hora por semana, isto significa 52 horas em um ano por funcionário. Esse total vezes 500 resulta 26 mil horas homens ao ano. Se o custo médio por hora trabalhada for de R$ 20,00, o desperdício anual em horas paradas chegaria a R$ 520.000,00.

As maiores vítimas do Futzing são justamente as grandes companhias pelo fato da quantidade de computadores, impressoras e outros interfaces.

Está aí a razão por que um bom departamento de tecnologia com técnicos competentes é hoje indispensável em qualquer empresa.

Ligue-se no Futzing: um novo modo de se desviar dos itens importantes do trabalho. Ou melhor, na verdade, um moderno artifício para se procrastinar responsabilidades, ou de “enrolar” no trabalho.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473