8 de nov. de 2010

O SUCESSO DEFINITIVO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 08/11/2010, na coluna Profissão Atitude, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Aquele senhor de uns 60 anos, sentado a meu lado no voo S. Paulo - Porto Alegre, lia um jornal quando disse-me: “As pessoas não sabem mais o que é trabalhar. Desde criança eu acordo às quatro da manhã todos os dias, com sol ou chuva. Eu sou bem sucedido porque foi com esforço que cheguei até aqui”.

Lá estava ele! Mais ilusório do que o Monstro do Lago Ness ou o E.T. de Varginha é a espécie amplamente divulgada, e jamais identificada, cujo nome é “homem bem sucedido”. Programas de rádio e televisão, artigos de jornais, grandes revistas e talk shows falam sobre a sua existência sem que ninguém jamais o tenha visto de perto. E eu tinha um bem ao alcance das minhas mãos.

Morris é um dos maiores empreendedores da bolsa americana, em Wall Street. Ele preside a Million Internacional Co., um dos mais respeitados e lucrativos conglomerados financeiros do mundo. Acorda diariamente às cinco da manhã e trabalha sem parar até tarde da noite. De onde vem sua motivação? Dele próprio? De algo exterior?

O que, afinal, é o sucesso? O que, na prática, significa “ser bem sucedido”?

Imagine que você esteja assistindo a uma corrida de cem metros rasos. Um dos atletas acaba de bater o recorde mundial de 9,2 segundos. O segundo levou 11 segundos para cruzar a linha de chegada. Qual dos dois é o sucesso? Resposta óbvia: “O que quebrou o recorde”, naturalmente.

E se você soubesse que o corredor que levou 11 segundos sofreu uma paralisia quando criança, esteve impedido de andar até a adolescência, gastou anos de dores com árduos exercícios e fisioterapia, até, finalmente, se capacitar para competições deste porte? Você não veria as coisas por outra perspectiva? Sabendo “como” ele chegou até aqui, é bem provável que irá respeitá-lo mais e terá uma profunda admiração por ele, mesmo não tendo levado a medalha de ouro.

O critério que mais responde a estas perguntas e me impressiona por sua clareza e objetividade foi-me transmitido por meu rabino: “O sucesso não se trata de onde você se encontra na escada, mas como escalou os degraus que lhe possibilitaram chegar até onde você está agora”.

A palavra chave para se conseguir o verdadeiro sucesso é esforço, independente do quão difícil seja medi-lo e, por causa disso, o tenhamos transformado numa grandeza desprezível em nosso mundo conectivo e veloz.

Estou certo de que a conquista do sucesso – trazendo anexos como a paz e a tranquilidade – é direta e exclusivamente proporcional ao esforço que se investe nisto. De outro modo, o que se consegue é só ilusão – em absolutamente todos os casos sem qualquer expressão ou valor.
______________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473