12 de nov. de 2010

O PENSAMENTO INTERNO DAS EMPRESAS

ABRAHAM SHAPIRO

A crise econômica mundial ainda não acabou. As notícias econômicas diárias deixam claro que o mundo ainda vive amedrontado com seus fantasmas, mesmo havendo circunstâncias favoráveis ao Brasil.

Uma pesquisa realizada ao longo de 2010 foi publicada há poucos dias, e revelou um quadro preocupante sobre o pensamento reinante nas empresas.

Observe os números:

• 86% dos entrevistados acham que podem encontrar novas oportunidades de negócios para ampliar os resultados de sua empresa em algum lugar nestes tempos, mas a maioria não tem certeza de como aproveitar isso.

• 70% afirmam que, apesar da dificuldade de mão de obra qualificada escassa, sua empresa está envolvida em reduzir o número de funcionários.

• 55% das empresas que responderam às pesquisas estão comprometidas com cortes orçamentários.

• 51% planejam repensar suas estratégias competitivas.

• 25% acham que sua organização não possui líderes preparados para executar o grau de mudança exigido no momento.

• Mais de 35% dos gestores de RH dizem preocupar-se que o progresso feito no desenvolvimento de liderança e gestão de talentos em suas empresas na última década possa se perder em decorrência do pensamento excessivo no curto prazo e da redução não estratégica de custos.

• Cerca de 60% dos gestores de RH reduziram os orçamentos de treinamento e desenvolvimento.

• Só 26% dos gestores de RH acharam que estavam equipados para ajudar a liderar a mudança ou atender às demandas da alta direção durante o período de turbulência.

Esta é uma fotografia fiel da realidade interna das empresas que resulta do dilema entre produzir para vender enquanto enfrenta uma competitividade extrema. Isto as deixa em dúvidas sobre qual rumo seguir.

Raciocinar à luz de grandezas importantes como: posicionamento de produtos, situação real de mercado, segmentos de público a serem atingidos e a forma correta de abordá-los é a lucidez que se requer para qualquer próximo passo.

Atirar para todos os lados é a única coisa que se deve evitar.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473