25 de nov. de 2010

BM&F BOVESPA LANÇA CURSO DE APOIO A EMPREENDEDORES

Carolina Sanchez Miranda Valor Online

SÃO PAULO - Os empreendedores brasileiros ganharam mais um aliado na árdua empreitada de abrir um negócio e fazê-lo prosperar no Brasil: a BM&FBovespa.

O objetivo, segundo José Antônio Gragnani, diretor-executivo de Desenvolvimento e Fomento de Negócios da bolsa, é estimular o desenvolvimento de uma cultura empreendedora no país e preparar quem tem boas ideias e vontade de construir sua própria empresa.

“Trazer conhecimento não apenas de mercado financeiro, mas de gestão de risco, governança corporativa, relação com investidores e transparência”, afirma.

Para isso, a instituição lança dois cursos, o “Bota Pra Fazer”, em parceria com a Endeavor, e o “Gestão e Crescimento de Alto Impacto”, com o Babson College. O primeiro tem como público-alvo empreendimentos em fase inicial, em incubadoras e parques tecnológicos.

O segundo é voltado para empresários que estão diante do desafio de expandir os seus negócios e executivos que já possuem conhecimento em gestão e pretendem empreender de maneira independente e até mesmo dentro da organização onde atuam.

O “Bota Pra Fazer” já está em andamento. “Estamos em fase de treinamento dos multiplicadores”, conta Juliano Seabra, diretor de educação e pesquisa da Endeavor. Os multiplicadores serão os professores que ajudarão os empreendedores a tirar suas idéias do papel. “São especialistas no assunto, que têm experiência prática”, conta Gragnani.

Eles seguirão a metodologia desenvolvida pela Fundação Kauffman, principal organização de apoio à pesquisa e educação empreendedora no mundo e aplicada em mais de 300 mil pessoas nos Estados Unidos. O conteúdo do treinamento foi tropicalizado pela Endeavor, ganhou casos de sucesso brasileiros e palpites de especialistas em finanças, impostos, burocracia e legislação – elementos peculiares do ambiente de negócios brasileiro.

“O curso é bem ‘mão na massa’ para que o empreendedor não perca tempo e tenha foco no que é necessário para tirar sua ideia do papel”, diz Seabra. São cerca de 40 horas de treinamento, que devem ser aplicadas no início do ano que vem. Em alguns dias, o futuro empresário já estará pronto.

Os primeiros participantes serão selecionados no Parque Tecnológico de São José dos Campos, com o qual a BM&FBovespa estabeleceu a primeira parceria para aplicar o curso.

“Em locais como esse há pessoas preparadas e infraestrutura para se desenvolver produtos inovadores, mas muitas vezes falta conhecimento sobre negócios”, diz Gragnani, justificando a escolha. “Eu mesmo visitei uma pequena empresa que tem um protótipo, tem demanda, mas não tem planejamento, precisa aprender como continuar”, conta.

Por pretender fomentar a inovação em diferentes segmentos da economia, a bolsa optou por estabelecer parcerias com parques tecnológicos e incubadoras. Além disso, está trabalhando junto à Associação Nacional de Entidades Protetoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec – e fundos de private equity. Mas os interessados também podem procurar diretamente o Instituto Educacional da BM&FBovespa. O investimento é de R$ 1400,00.

Um passo adiante

Com outro foco, voltado para quem já começou sua empresa e agora precisa dar um passo adiante e fazê-la crescer, o “Gestão e Crescimento de Alto Impacto”, em parceria com o Babson College, primeira instituição no mundo em ensino de empreendedorismo, ainda não começou a seleção dos candidatos.

“Nosso público-alvo será de fundadores de empresa com faturamento de no mínimo R$ 5 milhões por ano. Empresas que já decolaram e podem crescer ainda mais”, esclarece Enio Pinto, diretor de parcerias globais e programas do Babson College.

Ele comemora a iniciativa, que deve ser colocada em prática entre março e abril do ano que vem, como uma maneira de causar impacto sobre o crescimento da economia do país a partir do empreendedorismo. “Vamos lidar com empreendedores de alto impacto, podemos mexer mesmo com o crescimento das empresas e o crescimento do próprio país”, comenta.

O programa foi desenvolvido sob medida para a BM&F Bovespa, é dividido em três módulos, que abrangem a gestão de uma empresa em crescimento, marketnig e finanças. São três dias de imersão com professores do Babson College, profissionais com experiência empreendedora, não apenas acadêmica. O custo é de R$ 12 mil.