30 de set. de 2010

O QUE É TREINAMENTO?

ABRAHAM SHAPIRO

É um erro recorrer ao treinamento apenas quando as coisas dão errado. Você há de concordar que, para um colaborador que obteve êxito ao completar um projeto ou solucionar um problema, o treinamento será uma  ajuda a consolidar este sucesso.

Mesmo quando – ou melhor, especialmente quando – você está mergulhado até o pescoço em tarefas urgentes, treinar a sua equipe pode constituir a melhor forma de empregar o seu tempo. O seu sucesso como gerente depende inteiramente do desempenho dos seus subordinados. Quanto melhor for o desempenho deles, mais fácil será a execução da tarefa e melhor a sua reputação.

Tudo bem. Mas vou fazer aqui a mesma pergunta que um ouvinte me fez há poucos dias: “Sr Shapiro... o senhor fala tanto em treinamento .... o que é treinar, afinal de contas?”

Treinar é ajudar o seu pessoal a aprender com as atividades e as tarefas diárias tais como: redigir relatórios, representar seu departamento em reuniões, sanar dúvidas, checar o próprio trabalho, checar o trabalho dos outros, discutir temas diretos e indiretos do trabalho, desempenhar melhor a operação etc.

Treinar é um processo consciente e deliberado que valoriza a experiência profissional de tal modo que dez anos de experiência se tornem muito mais do que um ano de aprendizado repetido dez vezes.

Seria maravilhoso se a boa performance fosse tão previsível quanto abrir uma torneira – um abundante jorro de água garantido após o treinamento inicial.

Infelizmente, o resultado mais comum é um fio de água que se reduz de modo gradual ou instantâneo à medida que o conformismo e a complacência entopem os canos.

Quer desobstruir os canos já entupidos do bom desempenho em sua empresa? Faça treinamentos. E que sejam constantes.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473