ABRAHAM SHAPIRO
Já se sabe como as empresas brasileiras formam e desenvolvem seus líderes. O modelo que prevalece é o dos cursos.
A consultoria Korn Ferry International realizou um diagnóstico e descobriu que 70% dos recursos para treinar executivos vão para cursos, 20% para treinamento com profissionais especializados ou com um mentor para motivação pessoal, e 10% para experiências dentro da própria empresa.
A conclusão a que a consultoria chegou, no entanto, é de essa essa é uma distribuição pouco eficiente, já que as evidências mostram que teria mais impacto se a empresa invertesse a pirâmide, alocando talvez 10% em cursos e 70% em experiências no trabalho. Muitos líderes experientes têm esta exata opinião e a fundamentam desde a ótica de que o desenvolvimento de certas competências só se dá através da ação. Alguns lembram um princípio de que a prática é melhor que a teoria.
Os cursos são, sim, muito importantes. Não há dúvida. Há simpósios e workshops muito bem programados, contendo simulações práticas que fortalecem aspectos fundamentais da vivência profissional e da liderança de alto nível. Mas achar que em uma semana ou um mês numa escola de administração a pessoa vai aprender sobre o que faz uma empresa ganhar ou perder dinheiro é querer enganar-se. E o pior é que há quem pense desta forma.
A questão é que existem ações específicas que o indivíduo pode fazer no trabalho para conhecer o negócio que demoram mais, porém funcionam melhor. Entre essas experiências estão: formar uma equipe desde o recrutamente até a seleção e o estabelecimento dos objetivos de cada um, a fixação de metas reais e factíveis – a partir de dados de mercado e da capacidade da empresa –, exercer um mandato em outro país, coordenar um projeto específico como o lançamento de um produto, enfim... situações reais que expõem o potencial líder a atividades que desenvolvam a capacidade real de liderança e, acima de tudo, o seu poder de influência e de inspiração das pessoas.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Já se sabe como as empresas brasileiras formam e desenvolvem seus líderes. O modelo que prevalece é o dos cursos.
A consultoria Korn Ferry International realizou um diagnóstico e descobriu que 70% dos recursos para treinar executivos vão para cursos, 20% para treinamento com profissionais especializados ou com um mentor para motivação pessoal, e 10% para experiências dentro da própria empresa.
A conclusão a que a consultoria chegou, no entanto, é de essa essa é uma distribuição pouco eficiente, já que as evidências mostram que teria mais impacto se a empresa invertesse a pirâmide, alocando talvez 10% em cursos e 70% em experiências no trabalho. Muitos líderes experientes têm esta exata opinião e a fundamentam desde a ótica de que o desenvolvimento de certas competências só se dá através da ação. Alguns lembram um princípio de que a prática é melhor que a teoria.
Os cursos são, sim, muito importantes. Não há dúvida. Há simpósios e workshops muito bem programados, contendo simulações práticas que fortalecem aspectos fundamentais da vivência profissional e da liderança de alto nível. Mas achar que em uma semana ou um mês numa escola de administração a pessoa vai aprender sobre o que faz uma empresa ganhar ou perder dinheiro é querer enganar-se. E o pior é que há quem pense desta forma.
A questão é que existem ações específicas que o indivíduo pode fazer no trabalho para conhecer o negócio que demoram mais, porém funcionam melhor. Entre essas experiências estão: formar uma equipe desde o recrutamente até a seleção e o estabelecimento dos objetivos de cada um, a fixação de metas reais e factíveis – a partir de dados de mercado e da capacidade da empresa –, exercer um mandato em outro país, coordenar um projeto específico como o lançamento de um produto, enfim... situações reais que expõem o potencial líder a atividades que desenvolvam a capacidade real de liderança e, acima de tudo, o seu poder de influência e de inspiração das pessoas.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473