23 de set. de 2010

O TREINAMENTO E A VIDA

ABRAHAM SHAPIRO

Uma senhora aproximou-se de Arthur Rubinstein, o grande pianista judeu-russo, após um recital maravilhoso, e disse-lhe: "Eu daria a metade de minha vida para aprender a tocar assim como você". E Rubinstein respondeu: "Senhora, foi exatamente isto o que eu fiz".

O consultor Tom Peters diz: “Suar em treinamentos para não sangrar na batalha”. A que batalha ele se refere? À luta pela eficiência profissional, pela venda ótima, pelo atendimento pronto ao cliente, pelas práticas que provocam o retorno do cliente para comprar mais e com mais prazer. Sem treinamento não existe nem o básico, não há desenvolvimento, e muito menos “experiências memoráveis de consumo”. Ninguém faz mágica quando se trata do desempenho de pessoas.

Por mais fé e vontade que tenha um atleta, ele não consegue nada sem treinar duro. Chega a ser incômodo, que para um violinista interpretar uma partitura com a melhor qualidade possível ele precise investir noventa e nove por cento de seu tempo em treinamento. A proporção impressiona. Um concerto público representa um ou dois por cento de seu tempo total de trabalho. Nas melhores empresas os números são o inverso disso. Não admira que as dificuldades de se vencer a competitividade sejam tão grandes.

E não se esqueça de que há empresas que crescem e continuam a prosperar graças à ignorância de grande parte de seu público consumidor.

Uma força de trabalho qualificada é o melhor seguro de qualquer organização contra a concorrência e os caprichos do mercado. Gastar recursos se protegendo de ameaças externas por outros caminhos é uma prova cabal de imprudência. Será sempre muito mais inteligente investir em fortalecer posição através de melhor qualificação dos empregados.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473