16 de set. de 2010

MÍDIAS SOCIAIS E EMPRESAS

ABRAHAM SHAPIRO

Uma situação está ficando cada vez mais comum. E preocupante também. As pessoas, conscientizadas da importância de relacionamento para o sucesso na carreira estão buscando criar ou expandir "loucamente" sua rede de contatos.

Para ser eficaz uma rede deve ser estruturada com pessoas que possam ajudar na realização dos objetivos profissionais definidos. Deve ser construída com pessoas que se precisa conhecer, e não apenas com as já conhecidas.

Vejamos o Twitter, por exemplo. Diante de tantas notícias e reportagens na imprensa sobre quem está se dando bem nesta mídia, faz-nos pensar que é a sensação do momento. E a situação parece clara: quanto mais tempo você demorar para participar das redes sociais, menores serão as chances de explorar todas estas oportunidades.

Isso explica a correria das empresas em entrar na onda. Vejamos algumas estatísticas. O número de usuários do Twitter aumentou 1.600% entre julho de 2008 e 2009, sendo que os brasileiros são os que passam mais tempo “tuitando”. É cerca de 41,5 minutos por mês de acordo com pesquisa da ComScore.

Somente em São Paulo, 45% da população já participa de alguma rede social, índice que aumenta para 75% entre jovens entre 18 e 24 anos. Nas empresas, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 74% dos pesquisados planejam participar das mídias sociais nos próximos 12 meses.

É de se pensar que, diante de números tão promissores, por que não tentar e fazer parte. No entanto, sem uma estrutura mínima que mantenha a opção em funcionamento, e a todo vapor, é uma grande bobagem.

O melhor é a empresa contratar uma excelente assessoria em comunicação e prover as primeiras ferramentas internas e externas de fortalecimento da imagem, da marca, dos produtos e dos seviços. Depois, aí sim, será hora de ampliar os horizontes e melhorar os meios utilizando tudo o que estiver disponível.

Primeiro o que vem primeiro, e depois o que vier depois.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473