21 de set. de 2010

O TRABALHO FEITO DE CASA

ABRAHAM SHAPIRO

O ato de trabalhar é muito mais do que uma relação econômica. O trabalho é fonte de identidade pessoal e o meio de se encontrar e manter a saúde e o equilíbrio.

Mas este século trouxe consigo uma nova forma de trabalho. Uma das maiores mudanças produzidas por esses tempos de sociedade do conhecimento é a possibilidade de se poder trabalhar diretamente de casa.

Por razões estratégicas ou para reduzir custos, algumas empresas estão adotando essa prática. Em um futuro próximo, provavelmente, a maioria dos trabalhadores do conhecimento vai atuar sem horário definido e controlado. Seremos todos pagos por trabalho executado e não mais pela quantidade de horas disponibilizadas. No entanto, essa nova forma de trabalho pressupõe novas competências e organização pessoal.

A maioria das pessoas tenta separar suas vidas em duas partes distintas: a vida pessoal e a vida profissional. Esta separação parece significar que o ser humano aplica regras e procedimentos diferentes, de acordo com a parte da vida na qual ele se encontra, e que não vive sentimentos ou emoções de mesma natureza. Não é verdade. Quando a mistura é obrigatória, as relações familiares tendem a ficar comprometidas. Para poder ter sucesso neste processo, o profissional e a família precisam criar novas estruturas e hábitos. É preciso existir na casa um local específico - um quarto, ou mesmo apenas um canto- que esteja configurado e que seja respeitado como local de trabalho. Ninguém entra, ninguém invade.

Outro ponto importante é criar disciplinas domésticas. O profissional precisa estabelecer hábitos e horários; o café da manhã, o banho, vestir-se para o trabalho e ir ao quarto de trabalho, o almoço, a volta. "Trancar-se" e trabalhar. A disciplina é fundamental.

Por outro lado, os familiares devem aprender a respeitar os momentos e locais de trabalho um do outro.

Os tempos estão mudando.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473