24 de set. de 2010

DECISÕES

ABRAHAM SHAPIRO

O presidente de uma grande e bem-sucedida empresa, ao se aposentar, foi entrevistado por um repórter:

- "A que o senhor atribui seu sucesso?"

- "Isso é fácil de responder: às boas decisões."

- "E  suas boas decisões? A que o senhor atribui?"

- "À sabedoria..." – diz o presidente.

- "E de onde vem essa sabedoria?"

- "Conquistei-a com minhas experiências." – responde o empresário

- "E como foi que o senhor obteve estas experiências?"

E o líder conclui:

- "Com minhas decisões erradas! É com elas que eu aprendi muito".

Existe algo muito simples que se deve lembrar em qualquer processo decisório. Quanto mais opções você se permitir enxergar, maior será a sua chance de acertar.

Quem só tem uma opção na hora de tomar uma decisão está, na verdade, sem saída, e sente-se “contra a parede”. O segredo, portanto, consiste em gerar essas opções para si próprio, caso você não as tenha.

É  comum as pessoas não conseguirem encontrar mais de uma opção para os problemas no momento em que surgem. Perdem o controle, sentem-se pressionadas, e isto limita sua visão. Então crie opções, caso elas não existam. Invente, se preciso for. Não fique surpreso. Sem novas opções você poderá repetir os mesmos erros anteriores, já que os resultados também serão os mesmos. Não é assim? Opte por agir de modo diferente desta vez, gerando um resultado novo e melhor.

Dentro das descobertas e experiências de sua vida, está a sabedoria sobre a qual você constrói seu futuro. Esta sabedoria é seu mais importante trunfo para proporcionar a si mesmo tudo o que sinceramente você deseja na vida. Aproveite o tesouro que você já possui e tire proveito desta riqueza!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473