3 de set. de 2010

O QUE É O SUCESSO?

ABRAHAM SHAPIRO

A palavra “sucesso” se alastrou pelo mundo durante os anos 90 e tornou-se um mantra sedutor em todas as situações. Médicos, empresários, professores, músicos, gerentes e todos outros profissionais passaram a ser regidos por um único ideal, do tipo: “Somente os vencedores contam”.

Mensagens desse tipo, provenientes inclusive de palestrantes e trainers em motivação, e proferidas preferencialmente em grandes audiências, com muito barulho, acabaram sendo interiorizadas por inúmeras pessoas. Com toda razão elas se esforçaram para obter êxito e reconhecimento. Contudo, muitas eram vítimas de uma ilusão. Logicamente, nem todo mundo pode ser o melhor.

Muitos empresários – muitos mesmo – investiram milhões em palestras e programas de motivação. Conseguiram, sempre por tempo muito curto, que suas equipes saíssem como guerreiros para conquistar o pódio de vencedores. Podem até discordar de meu ponto de vista, já que colheram algum fruto deste passe de ilusionismo.

A explicação que eu lhes daria é: a solução para incrementar energia máxima nas equipes não está nessa tal motivação. A frase mágica é: “Execute tudo o que você faz com paixão e dedicação. Se não conseguir, então talvez seja o caso de simplesmente mudar de atividade. Independente do que seja, faça-o da melhor maneira possível”.

Não adianta nada, acreditar que cada um é capaz de conseguir tudo, desde que queira. É insensatez. Desta forma, as pessoas que se dispõem a viver seu sonho, sonham apenas com o irreal.

Um excelente e bem motivado profissional de vendas vai encontrar dificuldades para alcançar mensalmente um recorde em volume de vendas, quando seus clientes são obrigados a contar duas vezes cada centavo.

Assim, o verdadeiro vencedor é aquele que se esforçou, deu tudo de si, trabalhou duro e investiu inteligência em superar os obstáculos. Ele poderá ou não conseguir 100%. Mas olhará para si e terá satisfação em prosseguir, crença em suas estratégias e gratidão.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473