4 de set. de 2010

UMA HOMENAGEM AO MEU POVO - O LEGADO ETERNO

Às proximidades do Ano Novo Judaico (próxima 4a-feira, dia 8, à noite), publico um lindo artigo do Beit Chabad de Portugal, como forma de homenagem ao meu Povo e a todos os meus irmãos, mesmo sabendo do incômodo que causo a tantos por ser Judeu, a ponto de levantarem calúnias contra mim e tentarem causar-me instabilidades pessoais. Aproveito e manifesto aqui meu respeito aos amigos de todas as demais religiões.

Os Judeus guardam como dia de descanso e valor religioso o Shabat, sábado, que se inicia à sexta-feira, ao pôr do sol, com o acendimento das velas pelas mulheres, seguido de um jantar festivo. A hora exata de se acender as velas de Shabat é muito importante.

Por volta de 1995, um judeu que trabalhava como executivo de propaganda teve uma ideia. E se o The New York Times – considerado o jornal mais importante do mundo – publicasse semanalmente o horário de acendimento das velas do Shabat? Certamente alguém pagaria pelo espaço. Mas imagine o orgulho e a conscientização judaica que resultariam de uma menção tão importante do Shabat judaico toda semana. Ele entrou em contato com um filantropo judeu e expôs a ele a ideia. Custava quase dois mil dólares por semana, mas ele o fez. E durante os próximos cinco anos, a cada sexta-feira, judeus em todo o mundo podiam ver:
“Mulheres Judias: O horário para o acendimento das velas de Shabat nesta sexta-feira é…”

Por fim o filantropo teve de cortar alguns de seus projetos. E em junho de 1999, o pequeno anúncio de Shabat deixou de aparecer no New York Times, e a partir daquela semana nunca mais apareceu de novo. Exceto uma vez.

Em 1º de janeiro de 2000, o The New York Times publicou uma Edição do Milênio, era um tema especial mostrando três primeiras páginas. Uma tinha as notícias de 1º de janeiro de 1900.

A segunda mostrava as notícias do próprio dia, 1º de janeiro de 2000. E então a terceira primeira página… projetando futuros eventos para 1º de janeiro de 2100.

Essa página fictícia incluía coisas como as boas-vindas ao estado americano de número 51: Cuba. Havia também uma discussão, sobre se os robôs deveriam ter permissão de votar. E assim por diante. Além dos fascinantes artigos, havia algo mais. Ao pé da primeira página do Ano 2100, estava o horário de acendimento de velas em Nova York para 1º de janeiro de 2100.

Ninguém pagou pelo anúncio. Simplesmente foi colocado pelo jornal. O gerente de produção do New York Times – um católico irlandês – foi questionado a respeito. Sua resposta foi direto na mosca. E fala sobre a eternidade de nosso povo e sobre o poder do ritual judaico: “Não sabemos o que irá acontecer no ano 2100. É impossível prever o futuro. Porém de uma coisa vocês podem estar certos. É que no ano 2100 mulheres judias estarão acendendo as velas de Shabat.”
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua religião é o Judaísmo. shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473