13 de set. de 2010

O TRABALHO COMO FONTE DE PRAZER

Artigo publicado no JL - Jornal de Londrina, em 13/09/2010, na coluna Profissão Atitude

ABRAHAM SHAPIRO

Trabalhar é uma fonte de prazer e satisfação? Há muitas discussões a esse respeito. Pesquisas recentes deram evidência à opinião, de que a melhor resposta à questão é “não”, isto é, trabalho não deve ser visto como fonte de prazer.

A confusão entre trabalho e vida pessoal é uma das principais causas de frustração e estresse para os profissionais. A tendência de valorizar o trabalho como um substituto para o lar ou como um símbolo de status que promete auto-realização e diversão é nociva, afinal, se olharmos bem, trabalho é trabalho, e é exatamente isso que ele precisa ser.

Talvez, poucos conheçam o significado original da palavra “trabalho”,nada tem a ver com o sentido que lhe damos hoje. Aliás, é o oposto.

Em sua origem, trabalho significava uma forma de tortura, e, portanto, estava vinculado a dor, sofrimento e sacrifício. O termo vem do latim “tripalium” – um instrumento de tortura da Roma antiga, formado por um tripé de estacas sobre o qual eram martirizadas pessoas ou animais.

À época de Frederick Taylor, o pai da administração científica, este sentido ainda parecia mantido. Taylor considerava que os trabalhadores deveriam ser adestrados e disciplinados, e seu comportamento rigorosamente controlado. Contudo, outros significados foram sendo acrescentados à palavra, e atualmente vinculamos trabalho a prazer, satisfação e realização pessoal.

A situação tornou-se crítica com o advento dos celulares, pagers e e-mails assegurando que o indivíduo possa ser localizado em qualquer lugar, a qualquer hora e circunstância. A privacidade, demarcada pelas atividades pessoais, foi invadida pelos dispositivos de acesso, permitindo um estado de permanente prontidão e total disposição ao trabalho.

Será certo levar trabalho para casa? Não estarão as pessoas, no geral, necessitadas de convivência social de melhor qualidade, ligando-se mais à reflexão?

Se delimitarmos melhor as fronteiras do trabalho e da vida talvez entendamos com maior profundidade o significado de ambos, e assim alcancemos resultados mais profícuos.
_____________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473