20 de set. de 2010

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

ABRAHAM SHAPIRO

- “Sua vida profissional e pessoal estão como você planejou?” - Eu perguntei isto a um profissional, recentemente. Ele devolveu-me a pergunta: - “Planejar? Minha carreira? Minha vida pessoal? Ahn? Como assim?”

São milhões os casos de pessoas em que vida e trabalho transcorrem como um mero acaso, e não como uma atitude planejada em busca de oportunidades.

Sem que soubesse, aquele rapaz deixava sua vida e sua carreira nas mãos de outros. É o que ocorre com quem não atua segundo um plano.

Um plano de carreira começa, antes de tudo, pelas suas reais motivações, isto é, o que faz seus olhos brilharem.

Revise periodicamente a sua autobiografia profissional. Analise, por exemplo, os principais projetos em que esteve envolvido e qual foi seu grau de participação neles. Até que ponto os resultados lhe trouxeram satisfação?

Relembre quais foram os principais desafios que você enfrentou e cujos resultados lhe trouxeram orgulho e lhe fizeram crescer. Considere todas as áreas da sua vida: a profissional, a familiar, a afetiva, a social e a espiritual. Leve em conta tanto os sucessos como os fracassos, e quanto aprendeu com eles, já que saber lidar com experiências difíceis é um fator determinante em uma carreira bem-sucedida.

E o seu poder decisório? Como anda? Não refiro-me a sua posição hierárquica, mas o seu raio de influência nos projetos, nas equipes ou nas áreas em que atua. Esse poder está aumentando, diminuindo ou está congelado? Quanto a empresa reconhece o seu papel?

Lembre-se que quando um ciclo chega ao fim e o profissional não toma a iniciativa de encerrá-lo e construir outro, ele acaba "perdendo valor".

E quanto aos relacionamentos fora do seu círculo de trabalho? Eles podem ser preciosos quando você decidir começar outro ciclo na carreira. E mais: eles ajudam a diminuir a sensação de que você não tem alternativa.

Um último toque: tenha sempre em mente que a responsabilidade de permanecer em uma organização que o faz sentir-se infeliz é sua, e não da empresa. Não se desconecte da verdade de que sempre é tempo de  assumir a condução do próprio destino.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473