17 de set. de 2010

AS ERAS HISTÓRICAS

ABRAHAM SHAPIRO

Alvin Toffler, nos anos 80, segmentou a história da humanidade segundo as "ondas de mudanças". Ele mostrou que a "Primeira Onda", caracterizou-se pelo desenvolvimento da sociedade agrícola. Tendo durado quase seis mil anos, foi uma era monótona demais, já que quase nada mudava com o passar das gerações.

A "Segunda Onda" foi mais agitada. Iniciou com a evolução industrial, há cerca de cento e trinta anos. Nela houve mudanças impressionantes nos valores e critérios sócioculturais. Enquanto na sociedade agrícola o máximo valor de posse era a propriedade da terra, na industrial foi o capital. Tudo era avaliado, portanto, em termos econômicos. “Time is money” é a expressão chave desta época. O que contava era o hardware, ou seja, máquinas e equipamentos.

A "Terceira Onda", caracterizou-se pela informatização. A era dos computadores e sistemas. Durou cerca de trinta anos, quando se preconizou a inteligência, a informação e a criatividade. O foco de atenção estava sobre os programas inteligentes, os softwares.

Estamos passando agora pela "Quarta Onda",neste nível social e econômico buscam-se ganhos em produtividade e economia significativa de energia. Biotecnologia, robótica, inteligência artificial, supercondutores são algumas das buscas atuais pela realização humana. Fala-se em "Qualidade Total "como núcleo deste tempo.

O ponto auge desta era é o humanware, isto é, o ser humano.

É curioso que depois de tantas idas e vindas, a ótica esteja sobre o homem. É óbvio. E será bom que você entenda bem o significado desta particularidade histórica.

Equipamentos e procedimentos não terão êxito algum se não forem bem comandados e executados por profissionais competentes. São as pessoas, quem garantem a competitividade, a sobrevivência e a solidez da empresa frente às exigências de diferenciação que se multiplicam em todos os setores.

Àqueles que pensavam em ver-se livres de mão de obra, vai aqui um recado: tratem de treinar e reter bem os seus talentos. A tendência aponta para a crescente necessidade de gente boa e dedicada à frente de todos os negócios. E o seu não será exceção.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach
de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473