22 de set. de 2010

INTENÇÕES

ABRAHAM SHAPIRO

Alguém entra no seu escritório aos gritos. Se você parar por alguns segundos e se perguntar: "O que é que ele deseja com isso?", talvez  descubra que este sujeito só quer sua atenção para ajudá-lo a resolver algum problema que o aflige.

Todo comportamento, mesmo parecendo estranho ou condenável aos nossos próprios valores, tem um significado maior e uma intenção positiva quando analisado sob o contexto e experiência da pessoa que o exibiu.

É importante exercitar a descoberta do que é que motiva as pessoas a agirem do modo como agem. Mesmo que inicialmente não enxerguemos ou não aceitemos esta motivação, é possível desenvolver a capacidade de entender quais intenções estão por trás. Aliás,  é uma das mais difíceis lições de amadurecimento.

Seres humanos elevados não se concentram na aparência do que os outros fazem. Eles sabem que – por pior que pareça – sempre há algo que estas pessoas não demonstram com evidência e é importante. Às vezes nós mesmos não conseguimos demonstrar nossas intenções positivas. Isto ocorre frequentemente quando sentimos culpa por palavras ou comportamentos do passado.

Se pararmos para pensar na intenção por trás de nosso próprio comportamento, passaremos a nos compreender melhor, a nos perdoar com mais facilidade e a aprender mais rápido com as nossas experiências.

Dizem por aí que "de boas intenções o inferno está lotado". Não é verdade. O inferno está cheio de "teimosos bem-intencionados”. Uma pessoa valorosa tem noção clara de suas intenções positivas, além de coragem e disciplina para melhorar seu comportamento e atitudes até alcançarem seu objetivo. Quem faz isso consistentemente, também o faz em relação aos outros.

Depende de nós a compreensão nos relacionamentos. Ponha isto em prática, e veja os resultados.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473