ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Medo é um dos sentimentos mais
prejudiciais ao profissional de vendas. Medo de se expôr, de cometer um erro,
medo de espantar o cliente com o preço, de incomodar, de agendar visitas etc.
Por medo, a apresentação do produto
ou serviço fica a dever, e o vendedor
não se libera mentalmente para chegar ao fechamento.
Todas as etapas do processo de venda
exigem ser realizadas num determinado “timing”. Passado este “ponto ideal”, a
oportunidade se foi.
Qual a raiz deste medo? Interiormente:
falta de capacitação e de conhecimento do produto. Exteriormente: deficiência
na qualidade do produto, falta de apoio da empresa ou do gestor, e outras.
Fora isso, o vendedor profissional
sabe que seu pensamento tem de ser positivo o tempo todo, e suas imagens
mentais “agarradas” ao sucesso. Para conseguir isto, ele deverá desenvolver suas
percepções próprias de que o produto que vende é bom. Caso não o faça, ele
comunicará subliminarmente ao cliente a mensagem de que o valor daquilo que
vende é suspeito.
Certa vez, alguém questionou um mestre
em vendas com a seguinte pergunta:
- “E as situações em que tudo vai
bem e assim mesmo o cliente não compra? Quando
um não quer, dois não brigam?”
E o mestre respondeu:
- "Se o cliente não quer
comprar, respeite sua escolha. O produto é bom mesmo? Então fale exatamente isto
a ele, com autenticidade. Ele se sentirá em paz, enxergará a sua verdade e os benefícios reais. Faça tudo o que puder para que
ele veja e sinta o que o seu produto tem
de bom. Ao conseguir isto, ele não irá querer outra coisa, somente o seu
produto. Insista em fazer o bem aos clientes. O que fizer a eles se voltará a
você. Agora, que história é essa de ‘quando um não quer dois não brigam’? Não é
de briga que estamos falando. É de venda!"
A lição serve para você? Para mim
sempre!
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473