31 de mai. de 2012

COMO AVALIAR A CONTRATAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS... E ERRAR MENOS

ABRAHAM SHAPIRO

Onde estão os profissionais qualificados? Os desempregados devem estar em outro país. No Brasil já estariam contratados.
Vamos dar uma olhada rápida em como as empresas estão selecionando profissionais? É pela expertise técnica Ou pelo perfil psicológico?
A tradição nacional pregava que as pessoas eram contratadas por suas habilidades técnicas e demitidas por problemas de comportamento. Será que continua assim?
Acaba de sair uma pesquisa mostrando que atualmente 52% das empresas pesquisadas aplicam algum tipo de teste no processo seletivo. Destas, 72% valorizam a avaliação da personalidade, a aptidão e as competências dos candidatos em testes psicológicos ou de análise de comportamento durante a seleção.
É claro que o conhecimento técnico também é analisado no currículo, em entrevistas ou em simulações de problemas do dia a dia da função para ver se o candidato consegue solucioná-los. Mas isto só é feito depois da aprovação do perfil comportamental.
Personalidade não se muda com facilidade. Por isso é importante avaliar se a personalidade do candidato se encaixa com a dos demais funcionários da equipe para não prejudicar o clima no ambiente de trabalho. As empresas começaram a perceber que oferecer um curso técnico para aprimorar os conhecimentos do profissional na área e suprir a sua deficiência é muito mais fácil do que investir em mudanças no comportamento.
Recebi o e-mail de um profissional de RH solicitando a indicação de alguma ferramenta para avaliação de competências comportamentais.
A ferramenta que conheço e indico não é uma avaliação psicológica, ou seja, não exige a interpretação de profissionais da psicologia. Chama-se Estudo dos Vetores de Atividade, ou simplesmente EV@. É gerenciada através da WEB e avalia estilos comportamentais com base na análise de competências. Através desta metodologia, é possível mapear e analisar as competências gerenciais e tendências de comportamento de uma pessoa.
Testes como este são instrumentos que apoiam a decisão do gestor e complementam a entrevista de seleção. Em Londrina, a Avaliação EVA é realizada pela Labor Trabalho Temporário. Basta acessar labor.com.br  e você encontra as informações disponíveis.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473