9 de mai. de 2012

O QUE SE GANHA COM "COACHING" E "MENTORING"

ABRAHAM SHAPIRO
Já tratei várias vezes sobre o coaching aqui. Existe outra ferramenta importante para o aprimoramento profissional e que tem sido explorada por executivos preocupados em obter seu melhor desempenho. Trata-se do mentoring.
A palavra mentoring, em inglês, vem de latim “mentor”, que significa: uma pessoa mais experiente, um amigo, um conselheiro, um instrutor, alguém com visão mais ampla, que assume seus discípulos ou alunos para lhes  transmitir experiências adquiridas ao longo de sua vida.
Empresas apreciam  quem adquire e participa de programas de desenvolvimento profissional. Os profissionais que recorrem ao coaching ou ao mentoring para buscar  melhoria individual são vistos como comprometidos e ganham pontos nos processos seletivos. Demonstram ser profissionais que dedicam parte de seu tempo à autoavaliação, no caso do coaching, ou à busca de crescimento no seu campo de atuação, no caso do mentoring.
É este, precisamente, o perfil de executivo que as empresas buscam no mercado de trabalho.
O interesse não é por acaso. Uma pesquisa feita pela International Coaching Federation com 280 companhias em todo o mundo, comprovou que as orientações de um coach são até seis vezes mais eficazes do que o efeito dos treinamentos internos oferecidos pelas empresas. Todas as corporações que contrataram um programa de coaching garantiram que seus executivos envolvidos no processo produziram resultados positivos acima das expectativas.
Apesar de o coaching começar a tomar força nos últimos anos, suas técnicas vêm sendo aplicadas no Brasil há cerca de 20 anos. Mas a cultura de se nomear um mentor para formar um profissional, no caso do mentoring, é muito antiga.
Adote o coaching e o mentoring na sua empresa. Uma vez que estas soluções diminuem as lacunas entre um perfil desejado e a expectativa de um desempenho específico, elas poderão ser meios poderosos para a superação dos limites que se necessitam vencer...  a custos realmente compensadores.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473