24 de mai. de 2012

O COACHING COMO GOLPE PROFISSIONAL

ABRAHAM SHAPIRO


A profissão de coaching (pronúncia: côu-tching) tem ganhado crescente espaço na área organizacional. O profissional que ministra o coaching se chama coach (pronúncia: côutch). Seu objetivo é ajudar outras pessoas a se desempenharem bem naquilo que fazem, ou nos relacionamentos, ou em alguma competência específica de que necessitam para melhorar sua qualidade profissional e pessoal.
Coaching executivo e coaching pessoal são as duas modalidades que mais se aplicam às empresas.
É uma nova profissão, e por isso, ainda não há limites e práticas predefinidos para o seu exercício.
Rigorosamente, o coach e seus clientes não conseguem dizer o que está acontecendo em qualquer um de seus encontros com a mesma exatidão com que diriam ter passado por um exame médico, por exemplo. Por isso, é difícil distinguir coaching de consultoria, de liderança ou da simples aprendizagem.
Como dissemos, o coaching visa auxiliar a alcançar desempenho de alto nível. No entanto, quando se alcança tal resultado, o mérito nunca é do coach, mas do cliente. Assim como nos esportes não é o técnico que ganha a corrida e que marca o gol, com o coaching também é deste modo.
Um verdadeiro coach não transfere seus conhecimentos, nem suas experiências. Seu papel se resume em ajudar o outro a aprender a trabalhar, a agir, a compreender e a realizar interpretações úteis.
Diariamente surgem novos coaches. Quase todos por simples “autodenominação”. Por duas razões. Uma é a crescente demanda deste serviço pelas empresas. Outra, talvez mais forte, devido ao insucesso financeiro ou na carreira destes. Aliás, é fácil tornar-se coach. Para muita gente, basta comprar roupas novas, imprimir cartões e folhetos de propaganda. Depois, é só usar algumas palavras chaves e “se vender”.
E sabe o que vem depois? Os autodenominados coaches se reúnem num conselho nacional e começam a emitir certificados a quem frequentar seus cursos e enriquecer seus cofres com anuidades. Mas quem certificou estes certificadores?
E então? Deseja um coach para lhe ajudar? Vamos, então, à lição de ouro: não contrate coach algum sem referências e antecedentes de resultados. 
Pense nisto, e não caia em mais este golpe.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473