ABRAHAM SHAPIRO
A profissão de coaching (pronúncia:
côu-tching) tem ganhado crescente espaço na área organizacional. O
profissional que ministra o coaching se chama coach (pronúncia: côutch).
Seu objetivo é ajudar outras pessoas a se desempenharem bem naquilo que fazem,
ou nos relacionamentos, ou em alguma competência específica de que necessitam
para melhorar sua qualidade profissional e pessoal.
Coaching executivo e coaching
pessoal são as duas modalidades que mais se aplicam às empresas.
É uma nova profissão, e por isso, ainda
não há limites e práticas predefinidos para o seu exercício.
Rigorosamente, o coach e seus
clientes não conseguem dizer o que está acontecendo em qualquer um de seus
encontros com a mesma exatidão com que diriam ter passado por um exame médico,
por exemplo. Por isso, é difícil distinguir coaching de consultoria, de
liderança ou da simples aprendizagem.
Como dissemos, o coaching
visa auxiliar a alcançar desempenho de alto nível. No entanto, quando se
alcança tal resultado, o mérito nunca é do coach, mas do cliente. Assim
como nos esportes não é o técnico que ganha a corrida e que marca o gol, com o coaching
também é deste modo.
Um verdadeiro coach não
transfere seus conhecimentos, nem suas experiências. Seu papel se resume em ajudar
o outro a aprender a trabalhar, a agir, a compreender e a realizar
interpretações úteis.
Diariamente surgem novos coaches.
Quase todos por simples “autodenominação”. Por duas razões. Uma é a crescente
demanda deste serviço pelas empresas. Outra, talvez mais forte, devido ao insucesso
financeiro ou na carreira destes. Aliás, é fácil tornar-se coach. Para
muita gente, basta comprar roupas novas, imprimir cartões e folhetos de
propaganda. Depois, é só usar algumas palavras chaves e “se vender”.
E sabe o que vem depois? Os autodenominados
coaches se reúnem num conselho nacional e começam a emitir certificados
a quem frequentar seus cursos e enriquecer seus cofres com anuidades. Mas quem
certificou estes certificadores?
E então? Deseja um coach para
lhe ajudar? Vamos, então, à lição de ouro: não contrate coach algum sem
referências e antecedentes de resultados.
Pense nisto, e não caia em mais este
golpe.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473