22 de mai. de 2012

O MODO CORRETO DE COBRAR METAS DE VENDEDORES

ABRAHAM SHAPIRO


Sabe o que tenho observado sobre cobrar resultados de vendedores? Muitos deles, quando cobrados de suas metas, têm a inxlinação natural de dar justificativas para o fato de não tê-las atingido.
Vendedores que atuam no campo, fora da empresa, veem e ouvem muitas situações diferentes. Algumas reais, outras não. Muitos deles tendem a acreditar gratuitamente no que veem e ouvem, sem nenhum questionamento. Assim, se alguém lhes diz: “Sua empresa está com os preços fora do mercado” e eles não têm conhecimento suficiente para refutar, correm o risco de que esta ideia se instale em suas mentes e passe a reger suas ações. Daí então, seu rendimento fica comprometido.
Quando estes “maria-vai-com-as-outras” são cobrados de seus baixos índices de vendas, sabe o que dirão? Escute só: “Os preços da empresa estão fora do mercado!” Eles acreditaram naquela besteira!
Pois bem. Para começar, saiba que ninguém vence na vida crendo gratuitamente em coisas que qualquer um lança no ar.
Vendedor só é comprometido com a empresa quando já fez um compromisso consigo mesmo, antes. Vendedor comprometido consigo mesmo é aquele que mantém sonhos pessoais de se desenvolver e ir para frente em sua profissão. É por causa destes sonhos que ele estuda os produtos que vende, a política comercial da empresa, o mercado, ele se relaciona objetivamente com clientes e analisa os pontos fortes e fracos da concorrência.
Ele não se liga só em produtos e na política comercial dos concorrentes. Ele pesquisa o modo como eles atuam, as ferramentas que usam, o que fazem para fidelizar clientes, etc. Tudo isso por quê? Ele tem sonhos pessoais. Ele tem um alvo e busca atingi-lo.
Vendedor bom é vendedor que tem planos para seu crescimento próprio.
Portanto, se você é gestor de vendas, seja também líder.  Conheça cada integrante da sua equipe, e saiba quais são seus sonhos pessoais. Não os cobre apenas por metas. Lembre-os de seus objetivos pessoais. Faça-os enxergar o modo prático de realizarem seu potencial, isto é, mostrando a eles que sonho por sonho é só devaneio. Mas sonhos planejados e bem trabalhados tornam-se uma ponte que os leva direto para um futuro incrível! Depois, mostre que sem atingirem as metas, tudo será um pesadelo!
É assim que se faz.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473