16 de mai. de 2012

SEUS FUNCIONÁRIOS ESTÃO COMPROMETIDOS? COM QUEM?

ABRAHAM SHAPIRO
Os seus funcionários são comprometidos? Com quem? Com a empresa? Com o gerente? Ou com o pessoal do churrasco de final de semana?
Eles desempenham suas funções com eficiência? Apostam na empresa? Gostam do que fazem? Admiram a organização? Demonstram fazer parte do “time”?
Não se desespere com estas perguntas.
Assim como há vários pontos que ameaçam o relacionamento entre o profissional e a organização, existem também estratégias para solucionar tais problemas. Porém, antes de sair em busca do seu RH para resolver isto, entenda o significado de dois conceitos fundamentais: envolvimento e comprometimento.
Funcionário envolvido é aquele que demonstra satisfação com seu trabalho. Sente orgulho ao falar sobre ele e não vê sua atividade apenas como uma forma de ganhar a vida. Este  profissional poderá, eventualmente, não estar satisfeito com a empresa, apesar de se desempenhar bem. Se lhe perguntarem, ele dirá, por exemplo: “Ali é difícil. Chega muito próximo a um manicômio! Não é qualquer ser humano que se adapta ao tratamento que meu chefe dá!”
Já, comprometimento é uma virtude que se relaciona diretamente à empresa. Funcionário comprometido se alegra com a organização, associa a ela seu sucesso profissional e a vê como um ótimo lugar para se trabalhar. Em consequência, ele seguramente recomendará seus produtos e serviços.
O que vocâ acha daquele vendedor que, na véspera de um importante treinamento na empresa, chega a seu gerente e diz:
- Seu Luis, estou com um problema sério. Amanhã à noite é a decisão do campeonato do meu time de futebol. Tenho esperado por isso há tempo. Mas acontece que a empresa marcou o treinamento de vendas na mesma data e hora.
O gerente, rápido e eficaz, pontua uma possível solução:
- Bem, meu caro, hoje em dia a tecnologia oferece ótimos recursos. Você pode gravar um DVD, por exemplo, e assistir depois.
O funcionário, feliz com a sugestão, comemora:
-  Que bom! É ótimo saber que poderei mandar alguém gravar o treinamento.
Acredite: é importante avaliar que tipo de colaborador predomina na sua empresa. Isso faz uma diferença incrível nos seus resultados.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473