ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Os seus funcionários são
comprometidos? Com quem? Com a empresa? Com o gerente? Ou com o pessoal do
churrasco de final de semana?
Eles desempenham suas funções com
eficiência? Apostam na empresa? Gostam do que fazem? Admiram a organização? Demonstram
fazer parte do “time”?
Não se desespere com estas
perguntas.
Assim como há vários pontos que
ameaçam o relacionamento entre o profissional e a organização, existem também
estratégias para solucionar tais problemas. Porém, antes de sair em busca do
seu RH para resolver isto, entenda o significado de dois conceitos fundamentais:
envolvimento e comprometimento.
Funcionário envolvido é aquele que
demonstra satisfação com seu trabalho. Sente orgulho ao falar sobre ele e não
vê sua atividade apenas como uma forma de ganhar a vida. Este profissional poderá, eventualmente, não estar
satisfeito com a empresa, apesar de se desempenhar bem. Se lhe perguntarem, ele
dirá, por exemplo: “Ali é difícil. Chega muito próximo a um manicômio! Não é
qualquer ser humano que se adapta ao tratamento que meu chefe dá!”
Já, comprometimento é uma virtude
que se relaciona diretamente à empresa. Funcionário comprometido se alegra com
a organização, associa a ela seu sucesso profissional e a vê como um ótimo
lugar para se trabalhar. Em consequência, ele seguramente recomendará seus
produtos e serviços.
O que vocâ acha daquele vendedor
que, na véspera de um importante treinamento na empresa, chega a seu gerente e
diz:
- Seu Luis, estou com um problema
sério. Amanhã à noite é a decisão do campeonato do meu time de futebol. Tenho
esperado por isso há tempo. Mas acontece que a empresa marcou o treinamento de
vendas na mesma data e hora.
O gerente, rápido e eficaz, pontua
uma possível solução:
- Bem, meu caro, hoje em dia a
tecnologia oferece ótimos recursos. Você pode gravar um DVD, por exemplo, e
assistir depois.
O funcionário, feliz com a sugestão,
comemora:
- Que bom! É ótimo saber que poderei mandar
alguém gravar o treinamento.
Acredite: é importante avaliar que
tipo de colaborador predomina na sua empresa. Isso faz uma diferença incrível
nos seus resultados.
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473