30 de mai de 2012

ESCOLHA A MELHOR PROPAGANDA

ABRAHAM SHAPIRO

Você tem uma loja e pretende fazer uma grande campanha de venda de um determinado produto.
Seu pessoal de marketing elabora duas diferentes propostas. A primeira diz: “Compre aqui o produto X pelo melhor preço. Só nós lhe damos os melhores benefícios”.
A outra tem um apelo diferente, e diz: “Últimos dias de venda do produto X a preço arrasador. Você não pode perder a oportunidade de adquirir um dos produtos mais procurados nos últimos tempos”.
Qual das duas você acredita que produzirá melhor resultado?
Muitas situações do marketing são melhor compreendidas se jogarmos sobre elas a luz da psicologia e do conhecimento do caráter humano.
Li estes dias uma matéria curiosa sobre as pessoas perceberem a perda muito mais intensamente do que o ganho. O sentimento de perda constrange mais o ser humano do que o ganho. Sabe-se pelo menos que quem perde algo fica mais concentrado na situação do que quando ganha alguma coisa.
É quase certo que todos nós já tenhamos vivido isso ao nos depararmos com qualquer tipo de perda. Tente recordar. O desejo de encontrar o que se perdeu consome nossa alma, mesmo em se tratando de algo trivial e simplório. Uma vez que aquele item seja recuperado, o prazer da descoberta dura pouquíssimo, e o esquecemos rapidamente. Então, aquele objeto retorna para o lugar estático ou monótono que ocupava em nossa vida antes de ter desaparecido.
Portanto, somos híper sensíveis às perdas. E se estivermos diante de uma perda potencial, ficaremos muito mais sensíveis ainda. Aí talvez esteja o segredo para escolha entre aquelas duas propostas de marketing daquela loja. A melhor alternativa é o anúncio que relaciona o produto X à potencial perda de quem não o comprar.
Mas não sejamos ingênuos. Como em qualquer campanha de venda, por mais inteligente que seja, ela dependerá de divulgação. De nada adianta a campanha maravilhosa de um excelente produto, se o maior número de pessoas que podem comprá-lo não tiverem conhecimento.
Se ao fazer um bolo você pular alguns passos da receita, dificilmente conseguirá o que deseja.
Com propaganda também é exatamente assim!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473