18 de mai. de 2012

LÍDERES x LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO

Empresas não precisam de líderes. Empresas precisam de liderança.
É um erro fixar o pensamento na imagem estereotipada do líder como uma figura altamente cheia de capacidades, sentado numa mesa ampla, com poderes de fazer maravilhosas colocações das palavras e oratória brilhante, tendo visões fantásticas, resolvendo todos os problemas que surgem e dando ordens.
Isto não é real.
A força verdadeira de um líder nada tem a ver com sua imagem, e menos ainda com o desempenho especial de uma genética rara. Líder é aquele que é capaz de desencadear a força de um grupo a ponto de fazê-lo tornar-se uma equipe.
Se cada um busca seus próprios interesses e tem a opção de “ficar na sua” isto não passa de um amontoado de gente, ou apenas um grupo. Eles até podem estar fisicamente próximos. Mas só quando todos partilham de um objetivo comum, e este é atingido pelo esforço conjunto de todos em cooperação mútua, é que se tem uma equipe. Eis aí o verdadeiro desafio de qualquer líder.
Assim, uma empresa necessita de muitas pessoas que tenham esta capacidade, e não somente uma.
Liderança é propriedade do todo. O líder e sua equipe formam um corpo em que as várias partes são interdependentes.
Confiar a um só gestor todas as atribuições de liderança cria expectativas impossíveis de se realizarem ou uma excessiva dependência.
Aquela visão de líder como sendo alguém que ocupa uma posição que permite o exercício do poder sobre outros  – sejam empregados, colegas ou sócios – pode ser gratificante por um tempo, mas nunca em longo prazo. Em última análise, ele sempre ficará sozinho. Ele dá as ordens e recebe em troca medo e obediência. Mas que pessoa emocionalmente sadia consegue viver de uma dieta de medo e obediência? Quem prefere que as pessoas o temam e o obedeçam de má vontade, em lugar de fazê-lo livremente e por amor?
Portanto, rafarei a frase com que iniciei o boletim de hoje. Empresas não precisam de líderes. Empresas precisam de excelentes gestores que exerçam a verdadeira e autêntica liderança.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473