17 de mai. de 2012

SUA AGENDA MAIS EFICAZ

ABRAHAM SHAPIRO
Marcar compromissos numa agenda pode ser a coisa mais simples do mundo, especialmente hoje em dia que as empresas distribuem agendas para seus clientes. Parece fácil. Basta abri-la, anotar o compromisso na data e hora correspondentes e, depois cumpri-lo.
Mas esta conduta de uso do tempo – este bem precioso, cuja perda é irreversível para qualquer ser vivo – é, no mínimo, inconsequente.
Um compromisso só pode ser agendado após passar por uma sequência lógica de crivos. Vamos a elas:
- O que vou fazer neste compromisso?
- Quem é a pesoa com quem vou me encontrar? Ela é alguém que toma decisões diretas, ou um meio para eu chegar ao decisor?
- Qual objetivo devo alcançar?
- Quanto tempo demandarei para atingir o objetivo?
- Este compromisso se desdobrará em outros? Caso isso aconteça, terei como dar conta dos desdobramentos?
Não se essuste. O que eu desejo levantar através destas questões é um fator que se traduz em eficiência e eficácia no desempenho de qualquer profissional – inclusive você! E o nome disto é: consciência prévia.
Consciência, neste caso, é “estar ligado” no objetivo da agenda e preparar-se para alcançá-lo através de perguntas que esclareçam e mostrem o caminho a seguir.
De quê vale apenas conseguir marcar uma reunião? O mais importante não é isto, mas saber por quê ela está sendo pleiteada e marcada; por quê será com aquela pessoa específica etc.
Há a história de um homem que estava perdido numa grande cidade. Ele para um transeunte e lhe pergunta:
- Por favor, eu estou perdido. Onde fica o cartório de imóveis?
O cidadão lhe faz uma pergunta de volta:
- O senhor não é daqui?
- Não, – ele responde.  Sou de fora e estou hospedado no hotel.
- Então, me desculpe, mas o senhor não está perdido. Se sabe de onde vem e para onde deseja ir, o senhor apenas necessita de uma orientação, e eu posso dá-la. Perdido o senhor estaria se não soubesse aonde deseja ir.
Esta é a lição da agenda: desperte a sua consciência para as situações de cada dia e você terá maiores e melhores resultados em tudo o que fizer.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473