ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Um vendedor de refrigerantes de
Minas Gerais participou de uma palestra motivacional de vendas em que foi
convidado a rebolar em público. Ele moveu uma ação jurídica contra a
empresa. Vai receber uma indenização de R$ 25 mil por danos morais. Quem
informa é a assessoria de imprensa do Tribunal Superior do Trabalho. O processo
alega que após o evento o funcionário passou a sofrer com brincadeiras de mau
gosto dos colegas, e que numa ocasião, o chefe chegou a questionar sua opção
sexual na frente da equipe, além de ter pedido a ele para se levantar e rebolar
numa reunião.
Deu no que deu!
Muitas empresas insistem em achar
que motivação é sinônimo de palhaçada e algazarra durante uma convenção. É o
bom e já viciado estilo “pão e circo” da Roma antiga. Para corrigirem mazelas
organizacionais, estas empresas levam seus funcionários a um bom hotel por alguns
dias, contratam palestrantes que se aproveitam desta convicção maluca e, com
dinâmicas questionáveis e às vezes até imorais, cobram uma fortuna para
promoverem gritarias e piadinhas com que creem melhorar vendas e
relacionamentos.
Estupidez! A prova está na notícia de
indenização que veio de Minas.
Esta empresa deve ter aprendido a
lição.
Motivação é algo interior do ser
humano. O que qualquer empresa pode fazer, de fato, para motivar funcionários –
além de manter um ambiente respeitoso e
psicologicamente saudável – são ações
objetivas. Quer saber quais? Treinar “o que” eles devem fazer, “como”
fazer, “o padrão de desempenho” que é esperado, remunerá-los em conformidade ao
mercado, pagá-los pontualmente, incentivar a realização de metas mensuráveis e oferecer
boas perspectivas de desenvolvimento. Aliás, qualquer RH que se preze saberá implantar
esta política com o pé nas costas e equilibrando uma vassoura na ponta do nariz.
O entusiasmo que se colhe de uma
palestra destrambelhada de gritos e farra é instável e efêmero. Já na hora
seguinte, estes funcionários lembrarão apenas de que riram muito. Quando retornarem
à empresa, continuarão achando que o chefe é exigente demais e que o patrão só
quer enriquecer às suas custas.
Agora eu pergunto: isto é motivação?______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473