ABRAHAM SHAPIRO
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Vários dos meus clientes querem
libertar seus vendedores da desgraça da venda de preço. Eles só conseguem fechar
vendas quando o desconto é máximo. Não estão "nem aí" para a qualidade do produto, a superioridade de aspectos que têm peso na decisão etc.
O que meus clientes querem é que
seus vendedores vendam valor, e não preço.
Mas afinal, o que é valor em vendas?
Na origem da palavra, valor é sinônimo de significado. Você só valoriza o que
tem significância para você.
Pense em alguém que valoriza carros
de marca e esteja disposto a imensos sacrifícios para realizar o sonho de ter
uma Ferrari. Esta aquisição terá um significado importante para ele. Isto se
refere, principalmente, à maneira como ele deseja ser reconhecido ou respeitado.
Ele imagina que seu posicionamento social será completamente diferente de tudo
o que já viveu.
Não importa se você, assim como eu, não
concorda com esta visão e acha um desperdício gastar tanto dinheiro na compra
de um carro. O fato é que valor é definido pela pessoa que compra e não por
quem vende. Aí está o segredo da venda de valor. Se você é vendedor, tem que
buscar entender o foco do cliente, colocando-se em seu lugar.
O que tem significado para ele? Pode
até ser o preço neste momento. Mas eu o desafio a se aprofundar, e tentar
entender o que está por trás dos argumentos quando este cliente deseja uma
negociação "melhor". Você verá que ele releva outros pontos, como: qualidade, atendimento
pós venda, e várias outras situações que se somam ao produto. Dê isto ao cliente, e ele estará disposto a pagar um
pouco mais. Se apostarmos, eu ganharei.
Um vendedor de insumos agrícolas
conhece bem a área de plantil e a cultura do cliente. Eles se relacionam de maneira profissional e séria. Quando indicar um produto
que seja muito bom e resolva problemas específicos da área por um
preço um pouco maior que o da concorrência, o que o cliente irá preferir? A concorrência? Jamais! Só se for um tonto!
Sabe por quê? Este cliente percebe
mais que produto e preço. Ele enxerga o vendedor como um “parceiro seu” no negócio.
Ficou claro?
Identifique o que o cliente
valoriza. Registre tudo. E use isto na negociação. Você e ele ganharão
muito mais.______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473