ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
A prospecção de clientes é uma das
etapas mais importantes do processo de vendas.
Prospectar, no dicionário, significa
“conjunto de técnicas de pesquisa, localização e estudo de uma jazida mineral
ou petrolífera”. A palavra foi adaptada à ação de busca de clientes novos e já é
amplamente usada. Todo excelente vendedor dedicará ao
menos uma hora por dia à prospecção. Só assim ele conseguirá sequência em seu
trabalho. Se ficar esperando, passivo, morrerá de fome.
Não faltam fontes de dados para a prospecção:
páginas amarelas, o Google, Mídias Sociais, e existem as listas de endereços
eletrônicos e físicos – os chamados mailings – vendidas por empresas especializadas.
Apesar disso, muitos vendedores afirmam
que sua prospecção não produz bons resultados e até abandonam a prática. Digo a eles que, como em quase
tudo na vida, o problema não está em “o que”, mas em “COMO” se faz. Não se procura petróleo, diamante ou
ouro com uma simples bússola. Clientes também não.
Prospectar clientes exige critério e
estratégia.
Um e-mail genérico, sem nenhuma
personalização, declara à pessoa que o recebe que ela não é nada especial. E
quem gosta de ser visto como um grão de feijão? Todos querem ser únicos e especiais.
Este é o “pulo do gato” em prospecção. O que se fala, o que se escreve, como se envia são pontos que fazem a diferença. Tem que se ter tanto ou mais cuidado com isso do que com um bebê recém-nascido. Clientes potenciais são assim.
Clareza, objetividade, um script natural
e respeitoso são importantíssimos. Faça ligação
telefônica para convidar o cliente para um café na empresa, por exemplo. Mande
uma carta por correio com o nome e endereço dele escritos diretamente sobre o
envelope – e não em etiqueta pré-impressa. Use o fax. O
resultado de ações pessoais deste tipo é incrível.
Pese e meça cada palavra. O trato a
um cliente potencial tem sempre a tendência de se virar contra você pois há um preconceito de que “aí vem mais um vendedorzinho sem expressão alguma”
quando você se aproximar dele. Portanto, capriche na estratégia e na tática da
prospecção. Mostre que você é capaz de criar e atraí-lo de modo profissional e perfeitamente planejado. E boas vendas!
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473