1 de jun. de 2012

COMO A SUA IMAGEM GANHA OU PERDE NAS MÍDIAS SOCIAIS

ABRAHAM SHAPIRO

Atenção, pessoas que usam as Mídias Sociais. Pesquisa feita pela Reppler, uma consultoria especializada, mostra que o Facebook é a rede social mais olhada pelos recrutadores na hora de preencher uma vaga.
Para detectar aspectos positivos ou negativos dos candidatos, 76% utilizam o Facebook, 53% preferem o Twitter e 48%, o LinkedIn.
Por isso, tome cuidado com tudo o que você publica.
Use o Twitter com inteligência. Apesar de não ser considerada uma rede social voltada para a busca de emprego, quando bem utilizada pode ajudar a construir uma boa imagem profissional.
Use o Twitter para recomendar leituras interessantes relacionadas a sua área, como livros ou reportagens. Também vale indicar filmes e viagens. Mostre para o seu recrutador que você é bem informado e está atento ao que acontece no noticiário. Use o Twitter também para expressar seu ponto de vista, com muito cuidado. Postar análises e comentários construtivos e embasados mostra ao recrutador que o candidato sabe se comunicar.
No LinkedIn é bom ser ativo. Faça a sua página completa e mantenha o conteúdo sempre atualizado, pois irá incrementar a sua visibilidade no Google. Procure recomendações e depoimentos de seus antigos professores, chefes ou colegas, para aumentar sua credibilidade. Descreva bem as suas competências e experiências.
No facebook, evite fotos com pouca roupa, em situações constrangedoras ou consumindo bebidas alcoólicas. Também preste atenção ao português: um erro pode estragar suas possibilidades de conquistar uma vaga. Especialistas recomendam ainda que o internauta fuja de comunidades que indiquem maus comportamentos, como "Eu já trabalhei bêbado" ou "Eu odeio trabalhar".
Por fim, lembre-se: nada nas mídias sociais é privado. Mesmo que o seu perfil seja bloqueado, amigos podem ter acesso a fotos ou informações que podem ser compartilhadas com outros. Encare o Facebook como uma rede social mais informal, mas evite exageros.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473