23 de mai. de 2012

UM BOM DIÁLOGO COMO SE FAZ?

ABRAHAM SHAPIRO


O delegado pergunta ao larápio:
- E então, Sr Mané. Além de dinheiro o senhor também roubou jóias, perfumes e roupas novas da casa que assaltou?
E o ladrão responde:
- Pois é, seu delegado. Alguém me disse que só dinheiro não traz felicidade!
Construir uma boa explicação para o que faz certo ou errado é o que muita gente gosta e sabe fazer bem. Mas observe como todo mundo se acha correto a seus próprios olhos. Por este motivo, quando nos comunicamos, precisamos manter esta informação muito nítida em nossa consciência.
Vamos nos organizar em relação a isto. Primeiramente, quando nos comunicarmos com alguém levando em conta somente o nosso ponto de vista, é bom saber que conseguiremos tanto resultado quanto em falar com um poste. A comunicação perfeita leva em conta, a priori, o pensamento do receptor da mensagem, e não o do emissor. Se permanecermos interessados só no benefício que nós conseguiremos na conversa, todo o nosso esforço poderá ser banal e não frutificar. Nunca chegaremos ao alvo assim.
Em segundo lugar, não entre numa conversa sem um propósito bem determinado. Carl Jung, o grande psicólogo, disse: “O maior problema de cerca de um terço de meus pacientes não é clinicamente diagnosticado como neurose, mas resulta da falta de sentido de suas vidas vazias. Isto é a neurose geral de nossa época”. A ausência de um sentido na vida se refletirá em tudo: no uso do dinheiro, no trabalho, nos relacionamentos e também nas conversas.
Uma conversa com um objetivo claro requer calma, boa argumentação, cuidado e inteligência. Portanto, todo diálogo deve ser cooperativo.
Uma história conta de um homem que saiu para uma caminhada na floresta e se perdeu. Andou horas e horas tentando vários caminhos, porém nenhum o levava à saída. De repente, encontrou um outro homem. “Graças a D’us! – disse ele, ansioso. Você pode me mostrar o caminho de volta à cidade?” O outro homem respondeu: “Infelizmente não posso. Eu também estou perdido. Mas podemos nos ajudar. Cada um pode dizer ao outro os rumos que já tentou e não deram certo. Isto nos ajudará a encontrar o caminho de saída”.
É exatamente assim que se constrói uma boa conversa.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473