29 de mai. de 2012

COMO A GESTÃO PÚBLICA ACONTECE NO BRASIL

ABRAHAM SHAPIRO
Um economista em viagem pelo interior do país queria conhecer a estratégia de municípios muito pobres para prover educação sob condições adversas. Numa pequena cidade, marcou encontro com a secretária de Educação. Em meio à conversa, perguntou-lhe qual era a média de filhos por família ali. A secretária respondeu: "Olha, depende muito do casal. Tem família com média de três filhos, tem família com média de cinco e tem família até com média de nove filhos nessa cidade".
Nos últimos 30 anos, o Brasil teve avanços notáveis. Tornou-se uma democracia madura, estabilizou a economia, colocou ordem nas contas públicas, distribuiu melhor a renda e ficou exposto à concorrência externa com todos os benefícios que isso traz para a produção e para o consumo. Houve progressos. Mas a tarefa de colocar o país na rota do crescimento sustentável está longe de acabar, e a "euforia" do momento, quando o país apresenta bons indicadores macroeconômicos e o mundo vê melhor o Brasil, pode mascarar os desequilíbrios que aí estão e tendem a permanecer.
O maior de todos esses desequilíbrios é a deficiência gritante na educação. A defasagem na educação, com as falhas em todos os atores da engrenagem – secretários de Educação, diretores das escolas, professores –  é um dos casos mais dramáticos.
De qualquer modo que se venha medir a qualidade da educação pública no Brasil o resultado é ruim. Num momento em que as fábricas digitais, as impressoras 3D e a nanotecnologia marcam a terceira revolução industrial, a defasagem do país na área da educação pode pôr a perder a chance do Brasil ser competitivo no mundo.
É só acessar os dados sobre o lento crescimento da produtividade. Desde a crise econômica de 2008/2009, a produtividade no país cresce menos de 1% ao ano.
Até agora o crescimento econômico foi sustentando pela forte expansão do consumo, movida a crédito, o que não é garantia de que o país está mais próspero. Os investimentos patinam e a queda dos juros e a desvalorização da taxa de câmbio são necessários, mas insuficientes para sustentar o crescimento.
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473