ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Como anda o ambiente de negócios de
sua empresa? Você já enlouqueceu com a voracidade dos clientes querendo
nocautear seus preços? Se sim, escute minha advertência: é de inteira
responsabilidade do vendedor demonstrar os pontos que farão o cliente perceber o valor do produto.
Se o cliente não for capaz de
reconhecer o valor demonstrado, ele decidirá pensando só em preço.
Seus vendedores estão preparados para isso? Em geral, eles não são
suficientemente treinados. Outras vezes, o próprio gerente da equipe de vendas
não acredita que deva submetê-los a treinamentos frequentes. Deixa que cada um
busque seu próprio conhecimento e prática. Isto é o decreto do fracasso!
Negócios dependem muito de preço
hoje em dia. Meus clientes nunca clamaram tanto por valor como atualmente.
O que fazer? A primeira coisa é treinar
muito a equipe. Um dos temas a treinar é "como verificar a percepção do cliente
sobre o produto". Ele já teve algum contato anterior? Viveu alguma experiência do
tipo degustação ou test drive? Ele tem visão e consciência dos diferenciais do produto?
Não é suficiente o vendedor conhecer
bem o produto e a concorrência. Ele necessita saber corretamente como aproximar
o cliente de todos os diferenciais do seu produto, ajudando-o a constatá-los na
prática.
Isto é que desenvolve a percepção positiva do cliente. Para consegui-lo, o vendedor deve agir como um verdadeiro médico. Começa
buscando entender os hábitos do cliente, seu modo de agir,
necessidades, produtos que já comprou antes, porque os comprou, etc. Só depois
ele faz a apresentação de seu produto destacando, agora, tudo o que o cliente valoriza.
Nenhuma apresentação deve ser padronizada. O vendedor tem de saber tudo de seu produto. Após conhecer os
detalhes do cliente, então elege os pontos de seu produto que satisfazem as
necessidades do cliente. Sempre assim!
Isto é que torna mais fácil falar o que desperta interesse.
De tudo o que falei, preste atenção a duas palavras: conhecimento e relacionamento. Isto é que faz a real diferença em
vendas!
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473