8 de mai. de 2012

A VERDADEIRA CONCORRÊNCIA

ABRAHAM SHAPIRO

Concorrência, em negócios, tem vários significados. Pode configurar-se como a disputa declarada ou não de empresas de um mesmo segmento em função dos 4 P´s do Marketing, ou seja:  produto (P1), praça de venda em que atuam (P2), preço (P3), e o modo como é feita a promoção e a divulgação (P4).
Concorrer nos 4 P´s é relativamente fácil. Depende de uma estratégia boa e de recursos financeiros para investimento. Veja, por exemplo, a guerra entre os titãs Coca-Cola  e a Pepsi, que já dura várias décadas.

Mas há um fator que normalmente muitas empresas ainda esquecem-se de levar em conta e é um  poderoso diferencial competitivo: as PESSOAS. No que concerne a PESSOAS as coisas nunca se comportam como 2+2=4. Quer uma prova? Pessoas sozinhas são limitadas. Em grupo produzem algum resultado. Porém, em equipe, seus os resultados tendem ao infinito quantitativo e qualitativo.
Com equipes poderosas dinheiro não compete.

Portanto, eis o  desafio da competitividade: fazer os “grupos” tornarem-se “equipes”.
Do que depende? Primeiro, do estado emocional das pessoas. Depois, de sua aptidão em cumprir os objetivos. Em terceiro, da resposta que elas emitem ao tratamento dispensado pela empresa. Em quarto lugar, do apoio que recebem de seus gestores. E por fim, o ponto auge e mais importante: de saberem clara e objetivamente “o que devem fazer”, “como fazer” e “qual padrão de eficiência” é esperado delas.

O QUINTO "P" de que depende a concorrência: PESSOAS.
Os 5 quesitos que levam as pessoas a atingir sua máxima eficácia.

Em decorrência da ausência de um ou de todos estes pontos, a competitividade de qualquer empresa estará fragilizada de modo sério e comprometedor. A pior das empresas qual é? Aquela cujos serviços prestados não despertam a preferência do cliente para voltar a comprar. Quando isto ocorre, a empresa está fora. Foi vencida pela concorrência e entrou em estado de degeneração. Vai morrer.
Qualquer organização que se preocupe mais com os 4 P´s - produtos, praça, preço e promoção -  do que com as pessoas que nela atuam  acabará mal,  muito em breve.
Somando-se ao valor das pessoas:  ética, cumprimento dos compromissos assumidos, treinamento contínuo para a prestação dos melhores serviços, atitudes de liderança e foco no cliente, consegue-se fazer toda a diferença. E de sobra, o efeito que milhões de reais jamais terão o poder de fazer.  
Se não é isto o que você quer, vá investir no mercado financeiro!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473