14 de jun. de 2010

SEJAMOS HOMENS, E NÃO SAPOS!

Artigo publicado no JL - Jornal de Londrina, em 14/06/2010, na coluna Profissão Atitude.


ABRAHAM SHAPIRO

Mesmo sendo grande a contribuição da genética, a influência do ambiente sobre a personalidade humana é uma constatação antiga e continua despertando atenção especial dos pesquisadores.

Até mais ou menos vinte anos passados, a possibilidade de se conseguir isolar uma determinada cultura, costume ou vivência, de influências externas era grande. Bastava querer. Minorias raciais, por exemplo, tinham sucesso em manter seus valores internos fechados mesmo distantes de seus locais de origem. O mesmo acontecia com religiões e outros códigos sociais.

Hoje não é mais assim. É cada vez mais difícil construir barreiras ou cercas de proteção contra influências indesejáveis do meio. A Internet e outras mídias – com destaque à televisão – invadiram imperiosamente todos os domínios. Nada mais é pessoal. Tudo está disponível vinte e quatro horas por dia: o mal, o bem, o lixo, a imbelicidade, o preconceito, a beleza, assim como todas as tribos do planeta. É compulsório. Quem tem limites próprios ou real intimidade? Ao nível que chegamos, selecionar ou segmentar o que se julga bom e conveniente deixou de ser simples ou opcional.

Como resultado, é um erro continuar achando que as crianças e os adultos de mente fraca é que estão mais vulneráveis às influências. Todos estão em pé de igualdade neste universo de vitrines onde se expõem o desconhecido e o incontrolável.

Veja a propaganda. Começa a tornar-se perigosamente eficaz a técnica de implantar ideias precisas sobre produtos e serviços em nosso cérebro. Estudos recentes desenvolveram uma nova ciência, denominada neuromarketing, através da qual cientistas buscam conhecer as reações neurológicas resultantes da interação entre pessoas e os anúncios comerciais. Os pesquisadores estão mapeando o fluxo do pensamento humano no processo de tomada de decisão em função da vulnerabilidade à publicidade. Muito em breve, uma frase, uma imagem ou um filme formatado de acordo com os indicadores apurados nestas pesquisas bastará para despertar o desejo de aquisição daquilo que for expresso em sua mensagem. Já pensou esta ciência no poder dos políticos ou daqueles sujeitos que vendem prosperidade financeira e salvação da alma na tv?

Por hora, convém saber que o ambiente importa. Ele faz toda a diferença e determina o que somos, o que seremos e onde estaremos amanhã, ou daqui a pouco. Sem despertarmos nossa capacidade de questionamento e discernimento sobre suas influências atuais, nossos valores e princípios terão evaporado quando abrirmos os olhos. Isto, aliás, seria muito parecido com o sapo vivo que, levado ao fogo numa panela de água fria, adapta-se ao aquecimento gradativo até morrer por fervura total de seus órgãos, convencido de tratar-se tão somente de um relaxante banho morno.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473