11 de jun. de 2010

EVERYBODY LIES

ABRAHAM SHAPIRO

Na semana passada, dei de cara com uma pessoa a quem havia convidado para uma palestra minha, e que não apareceu. “Uma pena você não ter ido”, eu disse. E ela respondeu: "Tinha várias festas naquele dia e achei que poderia faltar à sua palestra”.

As pessoas que se agarram compulsivamente à verdade não duram mais que cinco minutos em uma organização. As repartições são mantidas unidas com mentiras. Nós fingimos que gostamos das pessoas com quem trabalhamos. Precisamos fingir que estamos satisfeitos com nossos empregos. Precisamos fingir que achamos nossa empresa melhor que a concorrente. Ao aceitar um lugar em qualquer hierarquia, você está se dobrando às pressões.

A ciência já sabe que a mentira pode ser provocada tanto pelo pragmatismo quanto pelo medo. Também já se sabe que a mentira pode ser algo bastante útil, e que nem sempre você se dará mal por mentir.

Na revista "Harvard Business Review" de maio pasado há um artigo mostrando que as pessoas poderosas são mentirosas mais competentes. Os pesquisadores pediram a chefes e funcionários de empresas que roubassem uma nota de US$ 100 e então convencessem alguém de que eles não a haviam roubado. Os chefes se saíram muito melhor que os subordinados em criar esta mentira.

Em resumo: os mais espertos chegam ao topo em uma onda de mentiras. E quanto mais poder tiverem, serão impelidos a mentir cada vez mais.

Portanto, quando o diretor do meu programa de tv me liga ansioso para perguntar: "Shapiro, como estão os textos para esta semana?" Eu respondo: "Quase prontos. Até amanhã cedo estarão em sua caixa de e-mails." Geralmente a primeira parte de minha resposta é uma mentira. A verdade é que eu andei perdendo tempo, e mal comecei a escrevê-los. A segunda parte é verdadeira.

Prazos precisam ser cumpridos. Atitudes precisam ser tomadas. E quando não tomamos? Difícil ajustar nosso comportamento ao que precisaria ser feito, mas não fizemos.

A maior verdade que existe e de que já se teve notícia é aquilo que diz o Dr House, protagonista da série de televisão que leva o mesmo nome: “Everybody lies”, ou melhor: “Todo mundo mente”.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473