3 de jun. de 2010

O QUE REALMENTE É A RUÍNA NOS NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Uma história antiga, que ouvi de um amigo velho.

Um homem vivia à beira de uma estrada e tinha uma pequena venda. Não tinha rádio, nem televisão e não lia jornais. Produzia e vendia bons cachorros quentes e deliciosos sucos.

Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio confeccionando cartazes e pregando-os em pontos estratégicos da estrada de acesso ao seu lugar. O povo prestigiava.

As vendas foram aumentando e cada vez mais ele buscava um pão melhor, salsicha de melhor qualidade e ótimas frutas. Precisou adquirir um fogão maior para atender a grande quantidade de fregueses, e assim foi.

O negócio prosperava. Seus produtos já eram considerados os melhores de toda a região e assim, ele conseguiu investir na educação do filho único.

O menino cresceu e foi estudar economia na capital, e depois no exterior. Após formado, o rapaz voltou para casa e viu que o pai continuava com a vidinha de sempre. Uma noite, teve uma conversa com o velho:

- “Pai, você não ouve radio? Não vê televisão? Há uma crise mundial. A situação do país é crítica. Está tudo complicado. O mundo vai desabar”.

Depois de ouvir as considerações do filho doutor, o pai pensou:

- “Bem, se o meu filho que estudou economia, lê jornais e revistas, acha isto, ele está com a razão.

Com medo da crise, o homem procurou fornecedores mais baratos de pão e salsicha. A qualidade caiu e ele parou de fazer cartazes de propaganda na estrada.

Tomadas tais 'providências', as vendas começaram a cair, a ponto de chegaram a níveis insuportáveis. O negócio que antes gerava recursos até para sustentar os estudos do filho no exterior, quebrou. O velho, bastante depressivo, então falou para o filho:

-“Você realmente estava certo, meu filho. Nós estamos mesmo no meio de uma crise brava”.

E, orgulhoso, comentou com os amigos:

- “Bendita a hora em que eu mandei meu filho estudar. Ele me "salvou" da crise”.

A lição. Vivemos num mundo contaminado por más noticias e interpretações tendenciosas. Sem discernimento, essa atmosfera de desgraça chegará até nós a ponto de roubar a nossa felicidade pessoal, nossos talentos e a prosperidade que podemos conseguir através do empreendedorismo que nos inspira. Isto sim é a ruína.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473