21 de jun. de 2010

REDUZA A EXPECTATIVA NA CONTRATAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Tenho visto um erro repetir-se nas empresas. Você, que me lê, tem agora a chance de corrigi-lo.

Não desperte expectativas demais numa pessoa em processo de seleção ou contratação para um cargo. Evite pintar a empresa com excesso de cores citando perspectivas como forma de exaltar sua grandeza. A razão é simples: tudo o que é muito celebrado raramente preenche a grande expectativa. O real nunca pode alcançar o imaginado. Imaginar perfeições é fácil. Difícil é consegui-las.

Quando a imaginação se une à vontade, nascem coisas sempre muito melhores do que de fato são. E por maior que seja a capacidade, ela nunca será suficiente para satisfazer o preestabelecido.

Qualquer um que for enganado pela expectativa exagerada é levado mais rapidamente à decepção do que à admiração. Isto é mau, especialmente na hora em que o funcionário está entrando na empresa.

Acontece especialmente em empresas grandes localizadas em cidades médias ou pequenas. As pessoas sonham durante anos em trabalhar ali, e quando têm oportunidade a abraçam como se fosse possível fazer a mais fantástica carreira. Na primeira semana de integração recebem alta densidade de boas informações. Mas o dia a dia inverte a polaridade das coisas, e o que antes era otimismo leve e doce, dá lugar para a realidade pesada e amarga. É quando elas veem que não existem as possibilidades de crescimento de função ou de salário que elas imaginavam. E assim se desiludem.

A esperança é uma grande falsária da verdade. E isto só se corrige com o bom senso e a oportunidade clara de usofruto dos reais benefícios. Na prática, não antecipe sensações ou interpretações positivas. A dose inicial de crédito deve servir apenas para despertar a curiosidade do contratado, e não para supervalorizar os pontos da empresa - sejam quais forem.

É sempre muito melhor que a realidade supere as expectativas e algo se revele melhor do que imaginamos a principio. O correto, no começo, é pintar o cenário um pouco mais pessimista do que realmente é, pois assim, ao conhecer a realidade, aplaude-se. Só assim o que se temia como desvantagem passa a ficar muito bom.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473