1 de jun. de 2010

DEPOIS DA TOYOTA E DA PANASONIC

ABRAHAM SHAPIRO

Uma das regras de ouro da profissão de venda é acreditar no produto que se oferece. É consenso e de bom tom que o ato do vendedor adquirir o seu produto soa como uma declaração de crença naquilo que oferece aos seus clientes potenciais. Há casos de quem não acredita piamente naquilo que vendem, e permanecem fazendo-o por necessidade. Mas "pega mal", e é estabelecido que um vendedor que não crê nos benefícios do produto que vende não merece prosseguir onde está, fazendo o que faz.

O mesmo vale para os demais funcionários da empresa. Seria falta de consideração e respeito trabalhar, digamos, na linha de produção do sabão da marca X e consumir a marca Y em sua casa.

É claro que, há produtos cujas facilidades de aquisição devem ser adequadas aos níveis de ganho de seus funcionários. E mesmo assim, haverá situações impossíveis de enquadramento geral. É o que ocorre com algumas construtoras e montadoras de veículos.

Veja a mensagem que a BMW enviou através de carta aos colaboradores que têm veículos de outras marcas.

"Gostas de trabalhar para nós. Tens carinho pelo teu trabalho e pelo teu salário. Mas conduzes um carro da concorrência. Não achas errado?".

A carta, assinada pelos gestores da fabricante alemã, foi colocada nos parabrisas dos carros estacionados à porta das várias fábricas da empresa. A notícia foi divulgada pelo "Financial Times" há algum tempo.

Os funcionários que receberam a carta tiveram um canal de comunicação aberto com um responsável de vendas para conhecerem as vantagens de dirigir um BMW.

A marca alemã tem 100 mil trabalhadores. Em 2009 vendeu quase 2 milhões de veículos em todo o mundo, 10 mil dos quais a colaboradores.

A iniciativa da BMW já foi realizada também por outras empresas como a Panasonic e a Toyota e faz sentido. A razão é óbvia... coerência.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473